Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os universitários tocantinenses conhecerão nesta quarta-feira, 14, às 20h, no Cabana do Lago Eventos, a equipe vencedora do Desafio Sebrae 2009 no Tocantins. Será premiada o grupo que atingiu a maior pontuação.

Inscreveram-se no Desafio Sebrae 2009, mais de 3200 universitários tocantinenses, divididos em 718 equipes que variam de 3 a 5 componentes. Somando as dez edições, mais de 7.500 universitários do Estado já participaram do jogo e uma equipe já conseguiu chegar a uma final nacional, o que para a interlocutora local do Desafio, Eligeneth Resplandes fortalece a competitividade, incentiva os universitários a participarem desse jogo que desperta o espírito empreendedor.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, o Desafio Sebrae possibilita que os participantes gerenciem pequenos e médios negócios a partir do software, ampliando seus conhecimentos e vivenciando o espírito da administração de uma empresa, colocando em prática todas as informações adquiridas nas salas de aulas.

O jogo

O tema desta edição foi a administração virtual de uma indústria de brinquedos artesanais. O jogo, que este ano completa 10 anos, é considerado o maior business game do mundo. No decorrer do game, a coordenação do jogo, executada pela Coppe/UFRJ, começa a enviar os problemas para as equipes. Os integrantes das equipes se reúnem, discutem o problema e elaboram uma solução, que é enviada de volta à coordenação. Para cada problema há uma espécie de gabarito, que são as decisões empresariais esperadas pelos coordenadores que formularam os problemas. Quanto mais as decisões das equipes se aproximarem do gabarito, mais pontos a empresa receberá.

O desafio é dividido em cinco fases. As três primeiras são virtuais, em que as equipes jogam via internet e competem em seu próprio Estado, divididas em chaves. As duas últimas fases, a semifinal nacional e a final nacional serão realizadas em Brasília, em comemoração aos 10 Anos do Desafio Sebrae. Os prêmios para os vencedores estaduais são cursos no Sebrae e a viagem a Brasília. Na capital federal, onde ocorrerá também a semifinal nacional, sairão as oito melhores equipes do Brasil, que disputarão a final nacional, também em Brasília.

A equipe campeã nacional ganha uma viagem de 10 dias para conhecer centros empreendedores na Europa.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae