Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins recebe nesta segunda-feira, 19, a partir das 8h, na sede em Palmas, uma equipe técnica do Exército para dar continuidade ao Projeto de Bases Cartográficas da Amazônia Legal, iniciado em setembro do ano passado pela DSG - Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro.

O projeto é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Exército Brasileiro, que tem por objetivo elaborar o mapeamento digital de toda a Amazônia Legal na escala de 1:100 mil. Esse mapeamento servirá para o planejamento e ordenamento territorial da Amazônia, e ainda vai melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo órgão no que se refere ao processo de Geo – referenciamento.

Outra contribuição do projeto será a gestão ambiental dos estados, contribuindo para a implementação de ações para o combate ao desmatamento, gestão das Unidades de Conservação, realização do ZEE – Zoneamento Ecológico Econômico e os planos de gestão dos recursos hídricos.

No ano passado, a equipe permaneceu por 15 dias no órgão realizando uma auditoria na Base Cartográfica do Estado, confrontando as informações disponíveis por imagens de satélite, por fotolitos (fotos aéreas), e pelo Marco zero (de 1996 a 2002) - Sistema de dados ambientais do Naturatins, desenvolvido por empresa terceirizada contratada pelo Governo.

Nesse confronto de informações, os técnicos verificaram os possíveis erros de mapeamento no que se refere ao uso, cobertura e ocupação do território, e hidrografia do Estado. Agora a visita será para apresentação do relatório apontando os dados inconsistentes e agendamento das correções na Base Cartográfica Digital Contínua do Tocantins.

O projeto é financiado pelo Banco Mundial, que investiu US$ 4,5 milhões para o mapeamento digital dos nove estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte dos estados do Maranhão). Os mapeamentos devem ser entregues até o final do projeto, previsto para fevereiro/2010.

Fonte: Ascom Naturatins