Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Mariana Di Pietro

O governador Carlos Henrique Gaguim reforçou ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o pedido de pagamento da dívida de R$ 500 milhões que a União tem com o Tocantins, referente à criação do Estado. A solicitação foi feita nesta quarta-feira, 21, em Brasília, onde o governador cumpre agenda de encontros com vários ministros do governo federal.

Carlos Gaguim, juntamente com a bancada tocantinense, coordenada pelo senador João Ribeiro, está pleiteando a inclusão no orçamento do governo federal de pelo menos R$ 300 milhões para 2010, como pagamento de parte da dívida.

O ministro Padilha elogiou a atuação do governador Carlos Gaguim e destacou investimentos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento no Tocantins. “Estou muito feliz, porque o governador Gaguim tem demonstrado que quer manter o ritmo de colaboração com o governo federal e o presidente Lula. O PAC, coordenado pela ministra Dilma [Roussef], levou vários investimentos ao Tocantins, mas esses investimentos dependem de um governo estadual ativo, que esteja preocupado que as obras aconteçam, como as de irrigação, energia, estradas e ferrovia, que vão mudar o Brasil e o Tocantins”, disse o ministro.

CarlosGaguim disse que fará o que for preciso para que o Tocantins receba mais recursos. “Já tive várias audiências com o ministro Padilha e terei quantas forem preciso para liberar verba para nosso estado. Junto com o senador João Ribeiro, coordenador da bancada tocantinense, e senadores e deputados, o que nós temos que conseguir é recursos para que nossos prefeitos possam ter convênios para melhorar a Saúde e Educação”, disse o governador.

 

Fonte: Secom