Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O subsecretário interino de Representação, Evandro Campelo, reuniu-se com a gerente da Assessoria de Ações de Responsabilidade Social da Eletronorte – Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A, Odete Balduino, em busca de parcerias para o desenvolvimento do Estado do Tocantins, na tarde desta terça-feira, 27, na sede da empresa, em Brasília.

A Eletronorte está desenvolvendo o Projeto Linha Verde, de cultivo no terreno sob as linhas de transmissão da empresa. Os municípios de Miranorte (TO), Imperatriz (MA), Belém (PA) e Cuiabá (MT) foram escolhidos para piloto do programa, que começará ainda neste ano. Uma agência foi contratada para executar o projeto de capacitação de cultivo de hortas comunitárias, usando o conceito de permacultura – método biosustentável de habitação, cultivo e criação de animais. A Eletronorte busca parceria com o Estado para realizar o projeto em Miranorte. “Pretendo que a gente amplie essa parceria no Projeto Linha Verde, junto com a Agência Mandalla, para a capacitação das comunidades e empreendedorismo, usando as terras debaixo das linhas de transmissão”, explicou Odete.

O subsecretário considerou o projeto interessante e deve levar as informações ao Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins, para possibilitar uma parceria técnica. “O projeto é bom, amplia as condições de plantio e vai fazer novos cultivos em volta do Cinturão Verde; isso envolve o cinturão de Palmas, para não importamos produtos de outros estados. As famílias serão beneficiadas e os produtos se tornarão mais baratos na mesa do consumidor”, afirmou Evandro.

O projeto tem duração de 12 meses. O objetivo é capacitar 100 famílias nos quatro estados e formar cooperativas. A estimativa é que cada família obtenha uma renda entre R$ 250 a R$ 1 mil com a produção de hortaliças.

O gerente da Eletronorte/TO, José Pierre Armon, e a equipe da Assessoria Técnica da Secretaria de Representação participaram da reunião.

 

Fonte: Secom