Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Wanderley Lima
  • Foto - Kleiber Arantes

O evento reflorestar iniciou às 9h e segue até às 17h desta, quinta-feira, 29. Além da presença maciça de produtores e representantes da área, o evento contou com a participação do vice-governador, Eduardo Machado; do secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium; do superintendente Federal da Agricultura, Jalbas Manduca; da superintendente do Banco da Amazônia, Marisa Maracaípe; do Presidente do Ruraltins, Elias Júnior; do superintendente do Sebrae, Paulo Massuia e da diretora-técnica do Sebrae, Maria Emilia Jaber.

Na ocasião o vice-governador do Estado, Eduardo Machado, comentou que o governo sabe do valor e competência de cada produtor. “Este governo tem ciência que as ações de investimentos dos produtores rurais e empresários deste setor são o que ajudam no desenvolvimento sustentável do Estado”.

O superintendente do Sebrae, Paulo Massuia destacou que o Tocantins é um estado privilegiado, por apresentar todas as condições naturais que favorecem o desenvolvimento de diferentes espécies silvícolas. “O Sebrae possui vários projetos no setor de agronegócio, como o Balde Cheio, voltado para a pecuária de leite, piscicultura, pecuária de corte, avicultura, apicultura, flores tropicais e agora, seremos parceiros também na silvicultura, um dos setores que mais cresce no Tocantins”, enfatizou.

“Este evento irá mostrar as políticas públicas implantadas no Estado, como adquirir o acesso aos créditos e os meios para uma agricultura sustentável”, disse o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Sahium. Ele ainda comentou que um evento como este, só é possível com grandes parceiros como o Sebrae.

Sobre o Reflorestar

O evento busca colocar em discussão temas como potencial madeireiro do país, integração lavoura pecuária e floresta, linhas de crédito, agrossilvicultura, produção de biomassa e também o crescimento da produção de papel e celulose, além de reforçar o compromisso de promover o progresso econômico aliado à proteção ambiental no Tocantins.

O evento reúne agricultores, silvicultores, pecuaristas, empreendedores e empresários rurais, reflorestadores, organizações públicas e privadas ligadas ao desenvolvimento agropecuário, organizações não governamentais da área ambiental, instituições educacionais e universidades, bem como estudantes, pesquisadores e profissionais da área. O Reflorestar faz parte da programação da Semana da Micro e Pequena Empresa e do aniversário de 20 anos do Sebrae Tocantins.

Programação Reflorestar

8h - Inscrição

8h30 - Abertura

9h - Apresentação: Novo eixo de desenvolvimento sustentável do Brasil (Roberto Jorge Sahium – Seagro)

9h40 - Floresta e Crédito Rural (Moacir Gonçalves de Oliveira – Amazon Agro Consultoria e Projeto)

10h20 - Coffe break

10h40 - Potencial madeireiro do Brasil (Nelsom Barbosa Leite – Eco Brasil Floresta)

11h20 - Integração Lavoura Pecuária e Floresta (Luciano Lage de Magalhães Diretor Florestal Grupo Votorantim)

12h - Almoço

14h - O Novo Ciclo de Crescimento da Suzano Papel e Celulose (Fernando Bili Suzano)

14h45 - Clonagem e Doenças do Eucalipto (Acelino Couto Alfenas - UFV)

15h30 - Implantação de Floresta de Produção, Metodologia e Custos (Fernando Luiz Figueiredo Pholl - Goyaz Florestal)

16h15 - Agrossilvicultura e Produção de Biomassa (Laércio Couto – Presidente da Rede Nacional de Biomassa para Energia)

16h30 - Coffe break

16h45 - Linhas de credito para a Silvicultura (Banco do Brasil e Banco da Amazônia)

17h15 - Debate

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae