Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Rafael Carvalho

O governador Carlos Henrique Gaguim, acompanhado do secretário de Representação, Carlos Patrocínio, do coordenador da bancada federal tocantinense, senador João Ribeiro, e o deputado federal Osvaldo Reis, esteve com o líder do governo federal no Senado, senador Romero Jucá (PMDB/RR), na manhã desta quarta-feira, 4, no gabinete do senador, no Congresso Nacional, em Brasília.

O governador pediu apoio para agilizar a votação dos contratos de investimentos externos que o Estado está pleiteando no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para obter empréstimos dos bancos BIRD – Banco Mundial e BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O trâmite para o Estado obter financiamentos estrangeiros é apresentar o projeto na SEAIN – Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, passar pela aprovação da Cofiex - Comissão de Financiamentos Externos do MPOG e, por fim, obter a aprovação do Congresso Nacional para assinatura do convênio. “Levamos para o líder do governo no Congresso nossas preocupações no sentido de ajudar o Estado com os empréstimos, que serão encaminhados ao Senado. Ele se colocou à disposição para votar com rapidez e está a disposição do governo do Estado”, disse Gaguim.

O Tocantins está pleiteando, na Cofiex, USR$ 375 milhões para o PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável e USR$ 165 milhões para o Prodoeste – Perenização dos Rios da Região Sudoeste do Estado.

Fonte: Secom