Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que foi a óbito na quarta-feira, 04, às 22 horas a paciente Tatiana Pereira Duarte, 18 anos, internada na Unidade de Terapia Intensiva do HGP – Hospital Geral de Palmas desde o dia 22 de outubro. A Sesau informa ainda que foi descartada a hipótese da morte por complicações decorrentes de dengue e que a declaração contendo as causas da morte é uma informação destinada à família.

No último dia 27 de outubro foi a óbito, também no HGP, a paciente Sidnéia Xavier Cantilho, com insuficiência renal aguda e infecção pulmonar indeterminada. O exames confirmaram a ocorrência da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.

A paciente deu entrada no Hospital Geral de Palmas (HGP) no dia 18 de outubro, encaminhada pelo Hospital Osvaldo Cruz, da rede privada de Palmas.

Até o momento, o Tocantins registrou 47 casos confirmados de Influenza A (H1N1), com três óbitos. O Estado se prepara para a 2ª onda de casos da gripe, uma vez que diversos casos já começam a aparecer devido ao período de chuvas.

Segundo a Sesau, há tendência de aumento de casos, principalmente no grupo de risco composto por crianças menores de dois anos, adultos acima de 60 anos, gestantes (independente do período gestacional), pessoas imunodepremidas (organismo debilitado), como transplantados, pacientes com câncer, em tratamento para AIDS, ou em uso de medicação imunossupressora.

Também aqueles em condições crônicas, como as pessoas portadoras de hemoglobinopatias (doenças genéticas do sangue), cardiopatias, pneumopatias, doenças renais crônicas, doenças metabólicas (diabetes mellitus e obesidade mórbida).

Atendimento à população

Para a gerente de Imunopreviníveis da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, Maria de Lourdes Borges, o Tocantins está preparado e atento para atendimento de toda população. “Deficiências e problemas ainda podem acontecer devido à demanda crescente de casos, mas todos os setores possíveis para prevenção à doença foram envolvidos. Os 19 hospitais de referência foram capacitados, toda a rede de unidades básicas de saúde receberam orientações e foi estabelecido fluxo de transferência de pacientes graves para o Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína e Gurupi. Os demais atendimentos serão feitos em sua cidade de origem conforme avaliação médica”, esclarece Lurdes.

Lourdes também enfatiza que a preparação dos sistemas de saúde não é suficiente sem a participação da população com as medidas de prevenção. “É importante salientar que este tipo de influenza veio para ficar e a melhor forma de nos prevenimos e seguir as recomendações gerais de higiene, como o simples costume de lavagem das mãos”, disse.

Influenza A (H1N1)

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Como posso me prevenir da doença?

A recomendação do Ministério da Saúde é para se evitar locais com aglomeração de pessoas, pois isso reduz o risco de contrair a doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal forma de transmissão não é pelo ar, mas sim pelo contato com superfícies contaminadas. Por isso, o uso de máscaras pela população não é recomendado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, quem está doente deve fazer uso de máscara, quando estiver em contato com outras pessoas, para não transmitir o vírus.

Outras recomendações preventivas:

As medidas preventivas de caráter geral são:

· Fazer freqüente higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 71%, retirando-se os acessórios (anéis, pulseiras, relógio), uma vez que estes objetos acumulam microrganismos não removidos com a lavagem das mãos;

· Use lenço descartável para higiene nasal;

· Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;

· Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

· Higienize (lavar) as mãos após tossir ou espirrar;

· Evite aglomerações;

· Não divida objetos de uso pessoal, como toalhas de banho, talheres e copos;

· Evite tocar superfícies do tipo maçanetas, interruptores de luz, chave, caneta, torneira, entre outros;

· Descarte luvas ou outros equipamentos de proteção individual contaminados ou tocados por mãos contaminadas; e não circule dentro de hospital usando os equipamentos de proteção individual, que devem ser imediatamente removidos e descartados após a saída do quarto, enfermaria ou área de isolamento.

O Tocantins está preparado para atendimento de toda população, todos os hospitais de referência foram capacitados, bem como a rede de unidades básicas de saúde receberam orientações para cumprimento do protocolo sobre a doença e foi estabelecido fluxo de transferência de pacientes graves para o Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína e Gurupi. Os demais atendimentos serão feitos em sua cidade de origem conforme avaliação médica.

Da redação com informações da Sesau