Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Nesta terça-feira, 10, o deputado José Geraldo de Melo (PTB) entrou com Projeto de Lei, na Assembleia Legislativa do Tocantins, que objetiva reconhecer o município de Nova Rosalândia como “Capital Tocantinense do Pequi”.

Segundo o parlamentar, o município de Nova Rosalândia localizado a 133 quilômetros de Palmas, é forte no segmento da agricultura, plantações de arroz, milho, soja, feijão, entre outros grãos. Contudo, é na produção do Pequi que está seu maior destaque, sendo o maior produtor do fruto no Estado do Tocantins. A colheita ocorre entre os meses de setembro e se estende até o fim de novembro.

“Ao conversarmos com vários produtores e venderores da região, são cerca de 15 caminhões por semana que saem para os mercados de Brasília, Goiânia, Anápolis e Salvador, entre outras cidades. Isto significa que a produtividade nesta região é grande e merece ser reconhecida”, defende Geraldo.

Histórico

O município de Nova Rosalândia foi criado em 12 de janeiro de 1989 e comemora seu aniversário em 1º de janeiro. O surgimento do município está ligado à construção da BR-153, com famílias que acompanhavam os acampamentos das empresas construtoras em função da alteração no traçado da obra, até formarem acampamento definitivo, ao qual deram o nome de Nova Rosalândia. A partir da construção da primeira escola, os moradores começaram a lutar pela emancipação do povoado, o que só aconteceu em 1988. A eleição para o primeiro prefeito da cidade foi realizada em 15 de abril de 1989.

Fonte: Assessoria de Imprensa José Geraldo