Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ricardo Stuckert

Foto: Ricardo Stuckert

O governador Carlos Henrique Gaguim está na capital paulista participando da reunião anual do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e articulando ações para o desenvolvimento do Tocantins. Na tarde desta segunda-feira, 9, o governador conversou com o presidente Lula, de quem cobrou o pagamento da dívida da União com o Tocantins.

Segundo o governador, o presidente Lula acenou com a possibilidade de resolver o problema em breve. “Essa dívida representa uma compensação financeira que já deveria ter sido paga”, explica Gaguim, acrescentando que enfatizou ao presidente que “esses recursos são essenciais para garantir o desenvolvimento do Tocantins”.

Outro assunto abordado na conversa com o presidente foi a nomeação do advogado Hélio Miranda para ocupar o cargo de ministro do Superior Tribunal Militar. “É importante termos um representante do Tocantins em uma das mais altas cortes da Justiça brasileira”, afirmou Gaguim.

Além de conversar com o presidente Lula, o governador também aproveitou a oportunidade para reforçar com o governador do Amazonas, Eduardo Braga, o pedido de implantação de um entreposto da ZFM – Zona Franca de Manaus, no Tocantins. A ZFM é uma área, no interior do Estado do Amazonas, com tarifas alfandegárias isentas e reduzidas para as indústrias instaladas no local. O objetivo é estimular a exportação e o desenvolvimento através de incentivos fiscais. “Com um entreposto da Zona Franca no Estado, o Tocantins estaria competindo em âmbito nacional”, explicou Gaguim.

Fonte: Secom