Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) continua o Programa do Recadastramento Biométrico dos Eleitores na próxima segunda-feira, 16, na cidade de Alvorada, às 09 horas da manhã. O lançamento oficial do Recadastramento em Alvorada será realizado pelo presidente do TRE-TO, desembargador José de Moura Filho. A intenção é incentivar o eleitor tocantinense a comparecer para o Recadastramento Biométrico. Na semana passada, o Recadastramento foi lançado em Pedro Afonso.

A revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos, conhecida por Recadastramento Biométrico, vai recadastrar, em 43 cidades de todo o Brasil, mais de um milhão de eleitores, com a coleta de suas impressões digitais e fotografias. No Tocantins, serão recadastrados os 27.850 eleitores da 14ª Zona Eleitora (Alvorada, Figueirópolis e Talismã) e da 23ª Zona Eleitoral (Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins, Rio Sono e Santa Maria do Tocantins).

Os eleitores desses municípios tocantinenses devem realizar o Recadastramento Biométrico para poderem votar nas Eleições de 2010 por meio da nova urna biométrica, que identifica o eleitor pela impressão digital, impedindo tentativas de fraude. Essa é a segunda fase de testes do processo de implantação da votação biométrica, que, em alguns anos, vai recadastrar todos os eleitores brasileiros para usarem a urna biométrica.

Nas eleições de 2008, a Justiça Eleitoral já realizou a primeira fase dos testes, quando os eleitores dos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC) votaram nas primeiras urnas biométricas.

No processo de votação biométrica, não há a necessidade do mesário habilitar a urna para a que o eleitor possa votar. Após apresentar seu título, o próprio eleitor vai habilitar a urna eletrônica pelo registro de sua impressão digital. Outro fator de segurança do voto é que os cadernos de votação, utilizados pelos mesários passarão a ter as fotografias de todos os eleitores da sessão.

Fonte: Ascom TRE