Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

As empresas que se destacaram no aperfeiçoamento da prática de gestão, receberão reconhecimento por meio do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas - MPE Brasil, ciclo 2009. A cerimônia de entrega do troféu às vencedoras será realizada nesta quarta-feira (18/11), às 19h30, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Este evento reconhecerá os empresários de micro e pequenos negócios que se destacaram, de maneiras diferenciadas, pela maneira como conduzem a função de liderança dos seus negócios, a forma como desenvolvem as suas estratégias e planos, o relacionamento com os mercados e clientes, o relacionamento com a sociedade, a organização e o uso de informações para a condução da sua gestão, o desenvolvimento das pessoas envolvidas em suas operações, a maneira como os seus processos são gerenciados e os resultados obtidos pela empresa.

Em 2008, a ação passou a se chamar MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Até o momento, 2.084 empresas, de diferentes setores da economia, participaram dos seis ciclos, 2004 (57), 2005 (60), 2006 (206), 2007 (116), 2008 (553) e 2009 (1092).

Após passarem pela fase de avaliação, foram selecionadas 7 empresas sendo elas Fazenda Vale do Boi , Floramed, Palmas Comércio de Divisórias, Fernandes Móveis , Bioclin Laboratório , Rad Informática, Buffalo Grill Restaurante, que apresentaram as melhores práticas de gestão validadas nas visitas técnicas dos avaliadores. Ao avaliar as empresas selecionadas, os técnicos levam em conta o que é importante para o sucesso empresarial. Fatores como a capacidade empreendedora do empresário e a adesão ao Modelo da Excelência da Gestão.

Dependendo da pontuação, as empresas tocantinenses poderão concorrer ao prêmio nacional. Entretanto, as vencedoras de cada Estado já estão garantidas na cerimônia de reconhecimento, que vai acontecer em Brasília, no mês de abril, reunindo todas as premiadas de cada Estado em seus setores.

Parceiros

O Sebrae conta com parcerias nacionais e regionais. Na esfera nacional os parceiros são a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Movimento Brasil Competitivo, Gerdau e Petrobras. Regionalmente os parceiros são a Eletronorte, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o 22º Batalhão do Exército.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae