Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Carlos Henrique Gaguim participa, nesta terça-feira, 24, no município de Arraias, do lançamento da pedra fundamental do primeiro polo minero-químico do Estado, pertencente ao grupo Itafós Fertilizantes, subsidiária da empresa canadense MbAC Fertilizer Corporation. A solenidade acontece no Clube Arraiano, às 10h30. O Governo do Estado é parceiro na instalação do polo minero-químico por meio dos incentivos fiscais oferecidos ao grupo.

Há cerca de cinco anos o grupo já atua em Arraias, explorando uma jazida de fosfato e revendendo a rocha fosfáltica em estado bruto no Tocantins e também em Goiás, na Bahia e Mato Grosso. Com a instalação do polo industrial, a Itafós Fertilizantes vai ampliar sua escala de produção e beneficiar o minério, fabricando anualmente cerca de 500 mil toneladas do fertilizante supersimples – ideal para a correção dos solos agrícolas carentes de fósforo.

O complexo industrial será composto pela Itafós e mais seis empresas, sendo quatro misturadoras de fertilizantes e duas transportadoras, representando um investimento de US$ 100 milhões até 2012 e gerando, inicialmente, 600 empregos diretos. Até 2015 o montante investido deve totalizar US$ 500 milhões. A abertura de postos diretos de trabalho deve ultrapassar os 2.300.

Presenças

Além do governador Carlos Gaguim, confirmaram participação na solenidade de lançamento da pedra fundamental o presidente da Itafós, Antenor Silva; o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguel Cedras; e o prefeito de Arraias, Wagner Gentil.

Fonte: Secom