Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os investimentos aplicados em novas tecnologias de irrigação no Tocantins para a agricultura familiar nos últimos três anos resultaram em grandes avanços no plantio de hortaliças, grãos, frutas e flores. O governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, beneficiou 3,5 mil famílias de pequenos agricultores com quites de irrigação e extensão rural.

Os agricultores são de 27 associações, 10 cooperativas e quatro colégios agrícolas em diversos municípios do Estado. O quite contém 28 itens, que compondo o sistema de irrigação. “A meta do governo é expandir este serviço para outras comunidades tocantinenses”, projetou o engenheiro agrônomo e gerente de irrigação da Seagro, José de Assis Carolino.

Irrigação por gotejamento

A irrigação localizada (microarpersão ou gotejamento) é desenvolvida para atender os projetos em pequenas áreas de até cinco hectares, principalmente os que são relacionados à agricultura familiar. A manutenção é simples e as técnicas de plantio são fáceis de aplicar. “O sistema de irrigação, além de muito eficiente e de baixo custo, consegue aproveitar bem os recursos hídricos disponíveis, conservando os nutrientes no solo”, destacou Carolino.

Enquanto os outros métodos de irrigação por superfície baseiam-se na irrigação de toda a superfície do campo, a irrigação por aspersão deixa as plantas úmidas e ocasiona escoamento. Este sistema de irrigação por gotejamento é melhor controlada. A água é vagarosamente fornecida a uma área específica por uma rede de gotejadores próxima às raízes da planta.

O projeto de irrigação do Governo iniciou no Tocantins em 2006, com o intuito de fortalecer a produção hortifrutigranjeira dos pequenos produtores. Como resultado, algumas associações conquistaram espaço no mercado. A Associação Santa Maria, no entorno de Palmas, por exemplo, conseguiu implantar uma horta neste sistema de irrigação e está comercializando verduras, legumes e folhosas para supermercados da Capital.

A comunidade Recanto dos Anjos, também na região rural de Palmas, está iniciando o plantio de jiló, abóbora, maxixe e mandioca. Os produtos estão sendo comercializados nos supermercados de Taquaralto e em pequenos armazéns.

Fonte: Secom