Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Por falta de quórum, a Assembleia Geral Ordinária para eleição do Conselho Administrativo e Fiscal do Distrito de Irrigação do Pólo de Fruticultura São João, prevista para o último sábado, 11, não ocorreu. Uma nova data para a eleição ainda não foi definida. Localizado no km 31 da TO-050, direção Palmas/Porto Nacional, o Projeto de Irrigação São João tem 361 lotes, dos quais 204 ocupados. Todos estes 204 proprietários de lotes estão aptos a participar do processo eleitoral, mas apenas, 70 compareceram, inviabilizando a realização do pleito.Duas chapas, formadas por irrigantes legais estão na disputa, uma composta por pequenos produtores e a outra por irrigantes, que representam os empresários.

A eleição do Conselho representa a constituição de fato do Distrito de Irrigação, que terá mais autonomia para gerir e reivindicar os benefícios para o projeto. “A instituição do Distrito vai transferir a responsabilidade administrativa como um todo do projeto, desde o plantio à comercialização da produção dos irrigantes”, assegurou o José de Assis Carolino, coordenador de Apoio à Irrigação.

Após o pleito, a sede provisória de funcionamento do Distrito de Irrigação será no Galpão do SJ – 4.

Projeto

O projeto Pólo de Fruticultura Irrigada São João é fruto de uma parceria do Governo Federal e do Governo do Tocantins, que tem o objetivo de gerar renda e emprego por meio da prática da agricultura irrigada. Ao todo são 361 lotes, dos quais 204 estão ocupados e em breve será aberto o quarto processo licitatório de mais 24 lotes. Destes, 12, são áreas destinadas ao pequeno produtor e 12 lotes empresariais para produtores de médio porte. (Ascom Seagro)