Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Um grupo de vereadores de Palmas visitou nesta sexta-feira, 27, a Estação de Tratamento de Água 06 (ETA 06), localizada na TO-050, em Taquaralto, às margens do Ribeirão Taquaruçu. A visita foi proposta pelo vereador Aurismar Cavalcante (PP) que esperava obter mais informações sobre a taxa de esgoto que está sendo fixada em 80% do consumo de água e ainda verificar o cumprimento da Lei Nº 11445/2007 que fixa as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

Cavalcante avaliou a visita como produtiva, porém, não conseguiu sanar todas as dúvidas principalmente o porque da taxa de esgoto estar sendo fixada em 80%. A assessoria da Saneatins se comprometeu a entregar documentos e tabelas de valores para que sejam todas verificadas pelo vereador, afim de acabar com as dúvidas quanto a justificativa dos altos valores que estão sendo pagos pela população. Outra preocupação é quanto ao tratamento que está sendo dado ao esgoto da capital antes de ser devolvido ao meio ambiente. O vereador pretende fazer análises mais especificas para avaliar a real contaminação provocada.

Durante a reunião a Saneatins alertou os vereadores quanto ao problema do Ribeirão Taquaruçu , que está com os dias contados (aproximadamente 03 anos) e logo será necessário utilizar as águas do Lago para abastecer Palmas. Este problema aumentam as preocupações quanto ao esgoto que está sendo despejado sem todo o tratamento necessário.

Estavam presentes na reunião os vereadores Cavalcante, Fernando Rezende (DEM), Hermes Damaso (PDT), Gustavo Coelho (PT), Lúcio Campelo ((PR) e Folha Filho (PTN). Após a visita ao ETA 06, os vereadores Cavalcante e Folha estenderam a visita às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da capital. Essa visita foi acompanha pela engenheira Rosilene Fátima da Silva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Aurismar Cavalcante