Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O filme Tratado de Liligrafia foi o grande vencedor do Festival de Cinema e Vídeo de Palmas, Chico 2009, ocorrido no Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas, apresentado no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). O curta foi escolhido tanto pelo júri popular quanto pelo oficial. Desnuda arrebatou o troféu de melhor filme tocantinense, também conforme os dois júris. Segundo um dos organizadores do Festival, André Araújo, entre os pocket movies foram escolhidos como os melhores Disk Pizza Zamboni, pelo juri popular, e Big Lôra, pelo juri oficial. "Tivemos ainda uma menção honrosa ao curta Fuga, pela linguagem experimental e pela fotografia", explicou o organizador.

Araújo também destacou a realização de mesas-redondas com debates sobre a produção cinematográfica tocantinense. No último dia (sábado) os debates contaram com a presença do diretor do filme Ai que Vida, Cícero Filho. À noite, o filme foi exibido o Cuica, com boa assistência.

Lili

Tratado de Liligrafia foi premiado no Edital para Produção de Curtas-Metragens Infantis do Ministério da Cultura, e é dirigido por Frederico Pinto, com produção da Armazém de Imagens e produção executiva da Okna Produções, e tem duração de 13 minutos.

No elenco estão Carol Guedes (que interpreta Lili), Luiz Paulo Vasconcellos, Nadya Mendes e Clemente Viscaíno. O curta é baseado em textos de Mário Quintana e retrata o universo imaginário e lúdico da menina Lili quando esta vai visitar o avô em um final de semana. O avô prepara uma brincadeira na qual a menina precisa encontrar tesouros escondidos em alguns lugares da casa, com a ajuda da cozinheira Hortênsia.

As pistas estão em poemas de Mário Quintana, o que faz com que Lili mergulhe no universo do poeta, descobrindo um mundo de sonhos e fantasias.

Confira o resultado

Melhor filme - Tratado de Liligrafia (juris popular e oficial)

Melhor filme tocantinense - Desnuda (juris popular e oficial)

Pocket Movie - Disk Pizza Zamboni (juri popular) e Big Lôra (juri oficial) Menção Honrosa - Fuga (pela fotografia e linguagem experimental)

Fonte: UFT