Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Nacim Borges

A Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente entrega nesta terça-feira, 1º de dezembro, às 15 horas, todo sistema de irrigação necessário à produção dos 27 lotes ocupados pelos agricultores familiares impactados com a formação do lago da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães (UHE Lajeado), que são assentados no Projeto de Fruticultura irrigada São João. A entrega será feita no galpão da obra, pelo Diretor de Irrigação da Secretaria, Carlos Spartacus.

Com o sistema, os produtores que até então realizava a irrigação de suas plantações de forma artesanal, contará com a agilidade e eficiência da tecnologia. “Todos os lotes serão contemplados com o sistema de irrigação e com certeza isso fará uma grande diferença no cultivo dos beneficiados”, afirma Spartacus, acrescentando que além do sistema, a equipe técnica da secretaria estará permanente à disposição dos produtores, conforme orientação do secretário da pasta, Fábio Lelis.

O Projeto de Fruticultura Irrigada São João é resultado da parceria entre Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Tocantins e tem como objetivo atender a demanda hídrica de aproximadamente 3.224 hectares, divididos em lotes de variados tamanhos, que deverão ser explorados com fruticultura, através de métodos modernos de irrigação. A área total do projeto, que se localiza, no km 31 da TO-050, à margem direita do rio Tocantins, no município de Porto Nacional, é de 5.128,8 hectares e foi criada em conformidade com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e o Plano Básico Ambiental (PBA), necessários para obtenção do licenciamento.

Fonte: Ascom Sec. Recursos Hídricos e Meio Ambiente