Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldenes Lima

Foto: Aldenes Lima

A Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente realiza de 23 a 28 deste mês, no auditório da Secretaria de Planejamento, uma capacitação sobre o funcionamento dos perímetros irrigados. Entre os 25 temas abordados, estão: irrigação no mundo e no Brasil, legislação de irrigação, produção agrícola irrigada, operação e manutenção de estações de bombeamento entre outros.

Segundo o diretor de Irrigação da Secretaria, Carlos Spartacus, a capacitação faz parte das atividades de elaboração do Plano Estadual de Irrigação do Tocantins (PEI-TO) e tem como objetivo preparar técnicos de todos os órgãos envolvidos na elaboração, para que se tenha o melhor aproveitamento possível, neste tipo de produção.

O curso está sendo ministrado pelos engenheiros agrônomos José Bento Corrêa, Morethson Rezende e Érico Cavalcanti, todos com ampla experiência nos assuntos e responsáveis por diversos outros treinamentos no mesmo sentido.

O Plano

O PEI-TO está sendo elaborado observando as potencialidades de mercado, os fatores de limitações de cada região, os aspectos legais e principalmente o menor consumo de água possível. Tudo isso, viabilizado através da articulação entre as instâncias dos governos e a interação com a iniciativa privada.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Srhma