Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: André Camargo

O senador João Ribeiro (PR) acompanhou nesta terça-feira, 1º de dezembro, o prefeito de Chapada de Areia em audiência com o presidente da Funasa, Danilo Fortes. O prefeito Joãozinho levou ao principal órgão de saneamento do governo federal, a situação do município que tem pouco mais de dois mil habitantes. “Não temos tratamento de água ou esgoto e o lixo vive a céu aberto”, testemunhou.

Danilo Fortes garantiu ao senador que se o prefeito trouxer um projeto bem feito, a Funasa terá recursos para resolver a questão. “O problema da maior parte dos pequenos municípios é falta de um projeto bem feito”, lamentou o dirigente. O prefeito Joãozinho já combinou com a assessoria do senador tocantinense retornar a Funasa com solicitação escrita e projeto para as necessidades do município. No Tocantins, a dificuldade de bons projetos é mais critica porque o escritório da Funasa no Estado tem apenas um engenheiro. No começo do ano, o dirigente prometeu a João Ribeiro enviar três novos engenheiros para auxiliar na análise e orientação de novos projetos de tratamento de água e esgoto do Estado.

O prefeito aproveitou o encontro em Brasília e solicitou que João Ribeiro intervenha junto ao governador Gaguim para que a Saneatins possa atuar no município. O prefeito explicou ao senador que o abastecimento de água do município vem direto do poço artesiano para a caixa de água municipal sem qualquer tratamento. O que favorece o surgimento de verminoses e doenças. “Com a Saneatins do nosso lado, está situação estaria controlada”, acredita o prefeito Joãozinho.

Emancipada em 1996, Chapada de Areia, é administrada por João Milhomem desde o ano passado. Filho do ex-prefeito Álvaro Milhomem, antes de entrar para a política, o prefeito Joãozinho administrava a cerâmica e produção agropecuária da família. Sua esposa, Nelma Milhomem, que acompanhou a audiência, também herdou o gosto pela administração pública de seu pai, ex-prefeito de Taquaral (GO). Hoje, Nelma responde pela Secretaria de Administração e Finanças do município.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro