Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o propósito de reestruturar a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), foi aprovada, nesta quinta-feira, dia 3, uma emenda ao Orçamento/2010, no valor de R$ 15 milhões. A proposta foi apresentada pela bancada governista. Em sessões extraordinárias, foi aprovado o Orçamento para o exercício financeiro 2010 e a revisão do Plano Plurianual (PPA) 2008/2011.

Dezenas de estudantes, professores e funcionários que fazem parte do movimento “Pró-Unitins” acompanharam, em especial, a votação do Orçamento e comemoraram a boa notícia da destinação de dinheiro para a instituição. O líder do movimento, Joan Júnior, comentou a relevância da iniciativa. “A ação dos deputados é um passo importante na resolução dos problemas da Unitins, mas a nossa luta continua em busca da autonomia da universidade”, destacou Joan.

A líder do governo na Assembleia, deputada Josi Nunes, comentou com entusiasmo a proposta da emenda. Ela ressaltou que os recursos vão permitir fortalecer uma das instituições mais antigas e importantes do Estado.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê uma receita total de R$ 5.723.923.129,00. As matérias foram relatadas pelos deputados Sandoval Cardoso (PMDB) e Cacildo Vasconcelos (PP) respectivamente.

De acordo com o parecer do relator, a LOA representa um incremento na Receita de 9,48%, referente ao ICMS, principal fonte de arrecadação do Estado, em relação à prevista no orçamento de 2009. A lei apresenta um acréscimo de 40,58% advindas de receitas vinculadas, provenientes de transferências de convênio com a União e de operações de crédito.

Fonte: Dicom/AL