Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Valério Zelaya

“Vou trabalhar para que haja a união de todos os partidos que compõem a nossa base política, inclusive procurando convidar outras agremiações partidárias para compor esse alicerce”. Este foi o compromisso assumido pelo vereador Carlos Braga (PMDB) em seu discurso de posse como novo secretário de Governo, em solenidade que ocorreu agora há pouco na sala de reuniões do Palácio Araguaia, que ficou completamente tomada por lideranças políticas e comunitárias. No mesmo ato tomaram posse também José Humberto Marquez Pereira (secretaria Extraordinária de Assuntos Estratégicos) e Suzano Lino Marques, na condição de subsecretário da Receita.

Embora seja do PMDB, Braga disse que, sem qualquer distinção, dará atenção e atendimento às demais siglas partidárias. “Vou trabalhar em parceria com a Assembléia Legislativa e sempre buscando ouvir as reivindicações e manifestações da comunidade”, ressaltou o secretário ao observar que vai ouvir também os “ensinamentos” dos senadores e deputados federais na sua nova missão. Braga lembrou que não vai esquecer os prefeitos e os vereadores, lideranças que considerou como a base das ações políticas no Estado. “Já fui prefeito e sei das dificuldades em administrar com parcos recursos. Vou atendê-los com carinho e respeito necessários para ajudar a gerir os seus municípios”, comprometeu-se o novo secretário.

Braga encerrou o seu discurso dizendo que estará de portas e coração abertos para novas receber a todos e aprender novas lições de democracia e de amor ao Tocantins. “E para compartilhar as dificuldades e as alegrias de mudar este grande Estado, para torná-lo melhor, como é o sonho de todos nós, projetando com a régua e o compasso do trabalho os destinos da política tocantinense”, acrescentou poeticamente.

Perfis

Carlos Braga é vereador licenciado de Palmas, ex-secretário de Governo da capital por duas vezes, ex-deputado estadual por Goiás e ex-prefeito de Mara Rosa (GO).

José Humberto Marquez é ex-vereador por Goiás, ex-presidente da União de Vereadores de Goiás e exercia atualmente o cargo de Secretário de Governo do Tocantins.

Já Suzano Marques, subsecretário da Receita da Sefaz, é ex-prefeito de Aparecida do Rio Negro e auditor da Receita Estadual há cerca de 20 anos, possuindo formação em Direito e Ciências Contábeis. Ele fica responsável por cuidar de questões relacionadas à arrecadação estadual, uma vez que a subsecretaria da Sefaz foi desmembrada. Jales Pinheiro, respondendo pela subsecretaria do Tesouro, cuidará da gestão financeira e contábil da pasta.

Falando em nome dos empossados, Carlos Braga se comprometeu a tratar todos os partidos igualmente, trabalhar em parceria com os parlamentares estaduais e dar a atenção necessária a prefeitos e vereadores. Prometeu diálogo com a base aliada do Governo e disse que buscará atrair outros partidos para dar sustentação à administração estadual.

A solenidade de posse contou com a participação de senadores, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e do prefeito de Palmas, Raul Filho, entre outras lideranças.

(Gilson Cavalcante com informações da Secom)