Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Deputado Lázaro Botelho, com o presidente da Comigasp e o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão

Deputado Lázaro Botelho, com o presidente da Comigasp e o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Deputado Lázaro Botelho, com o presidente da Comigasp e o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão Deputado Lázaro Botelho, com o presidente da Comigasp e o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão

O deputado FederalLázaro Botelho (PP/TO) participou no último fim de semana, a convite do Ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, de um grande ato em comemoração a assinatura do alvará de lavra da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – Coomigasp.

O ato, que também serviu para comemorar os 73 anos do Ministro Lobão, foi realizado no sábado, 5, na cidade de Imperatriz, Maranhão, e reuniu mais de 10 mil pessoas, oriunda de cerca de 200 municípios de três estados - Maranhão, Pará e Tocantins.

Além do Alvará, que o Ministro garantiu que será assinado no início desta semana, Lobão anunciou a ampliação da área a ser explorada no garimpo, que terá mais 700 hectares, o que irá possibilitar maiores ganhos para todos.

Saudado pelo presidente da Comigasp, Gessé Simão como um grande lutador em defesa dos garimpeiros, o deputado Lázaro Botelho destacou que a iniciativa do ministro representa um importante passo na solução de um dos mais graves problemas enfrentados pelos garimpeiros de Serra Pelada. Lázaro também afirmou que agora a luta principal se dará no Congresso Nacional, para garantir a aposentadoria dos garimpeiros e a pensão aos que trabalharam em Serra Pelada. “É um resgate a uma categoria que deve ter seus esforços reconhecidos. De gente que trabalhou e ainda trabalha muito e merece ser recompensada”.

Presentes, além do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, outros 12 prefeitos, a ex-prefeita de Araguaina, Valderez Castelo Branco e o deputado federal Cleber Verde (PR-MA). (Ascom Lázaro Botelho)