O governador em exercício, Eduardo Machado, recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, técnicos e o presidente da Mineratins, Ítalo Pagano, para discutir o papel da Companhia no desenvolvimento do setor mineral do Tocantins e alternativas para atingir esse objetivo, bem como ações imediatas de atração de investimentos no setor.
Uma dessas ações será o II Encontro de Mineração do Tocantins, que deverá acontecer em parceria entre a Mineratins, o Governo do Estado e o MME - Ministério de Minas e Energia, através do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, que na ocasião foi representado pelo geólogo Fábio Martins Júnior e outros parceiros. O encontro deverá ser realizado na última semana de fevereiro ou primeira semana de março de 2010 envolvendo também universidades que oferecem cursos na área de mineração e geologia. A Mineratins se prepara para apresentar no evento o diagnóstico do potencial de produção mineral dos 139 municípios do Estado e o Catálogo de Rochas Ornamentais, que mostra diversos tipos de granito que podem ser explorados no Tocantins, trabalhos realizados pela equipe técnica da Cia. em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento, sendo que o catálago já foi aprovado pelo MME e o diagnóstico está em fase de aprovação.
Também foi abordada a possibilidade de aporte de recursos para a Mineratins, como, por exemplo, a arrecadação da CEFEM – Compensação Financeira sobre Exploração Mineral. Como a orientação da Assessoria Jurídica da Cia. é de que o direcionamento desse recurso para a Mineratins seja feito através de projeto de lei, o governador determinou que a lei seja então elaborada para ser enviada ao Legislativo no menor tempo possível, já que o setor de mineração, com todo o potencial que o Estado oferece, é de suma importância para o desenvolvimento industrial do Tocantins.
Fonte: Secom