Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como um gesto de boas-vindas, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Willamara Leila, se reuniu na manhã desta sexta-feira (18) com os novos Juízes substitutos que tomarão posse às 16 horas de hoje, no Tribunal de Justiça.

“Sejam bem-vindos ao Poder Judiciário, juntem-se a nós nesta caminhada”, conclamou a presidente destacando que os magistrados reforçarão as Varas e Comarcas do Estado. Durante o encontro, a desembargadora apresentou as conquistas de 2009, no Judiciário e os desafios e projetos para 2010.

A presidente apresentou aos Juízes os projetos arquitetônicos e as imagens da situação das obras dos sete fóruns que estão sendo construídos em Arraias, Alvorada, Paranã, Figueirópolis, Wanderlândia, Palmeirópolis e Itaguatins. A maquete eletrônica do Centro de Educação Infantil do Judiciário, a ser implantado em Palmas, também foi apresentada durante o evento. Além disso, os novos magistrados conheceram a estrutura funcional do judiciário, bem como os avanços quanto à valorização dos servidores, a exemplo da instituição da database, a gratificação de 30%, e a estruturação da Escola Superior da Magistratura (ESMAT) e a Escola Judiciária.

Aos juízes, a presidente pediu a colaboração para a realização de um atendimento jurisdicional de excelência. “Mais importante que quantidade é a qualidade. Ainda não estamos na prospecção ideal de divisão de processos para Juízes, mas evoluímos muito”, avaliou. A desembargadora recomendou empenho aos magistrados e ressaltou que a principal característica de um Juiz deve ser a sua vocação para a magistratura.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (ASMETO), Allan Martins, parabenizou a presidente do TJ-TO pela iniciativa da reunião. “É importante essa aproximação do Tribunal de Justiça com os Magistrados, cuja relação é estabelecida com hierarquia e respeito”, disse. A diretora do fórum de Palmas, Juíza Ângela Prudente, e o diretor do fórum da Comarca de Arraias, Juiz Márcio Ricardo, destacaram a boa fase em que se encontra o Tribunal de Justiça, ressaltando que o Tocantins tem tudo para ter o melhor judiciário do país.

Dos 20 magistrados convocados, 19 compareceram à reunião. Também estavam presentes os diretores do TJ-TO, Rose Marie de Thuin (diretoria geral), Maria Luiza Nascimento (Escola Judiciária) e Adélio de Araújo Borges (diretoria administrativa). A reunião foi finalizada com um momento lúdico e reflexivo. O músico Camacho apresentou a canção "Tocando em frente" (Almir Sater), emocionando a todos e encerrando o encontro.

Fonte: Assessoria de Imprensa TJ-TO