Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Jonas Barros vai requerer balancetes periodicamente junto ao Conselho Curador

Jonas Barros vai requerer balancetes periodicamente junto ao Conselho Curador Foto: Claudio Frascari

Foto: Claudio Frascari Jonas Barros vai requerer balancetes periodicamente junto ao Conselho Curador Jonas Barros vai requerer balancetes periodicamente junto ao Conselho Curador

Em entrevista ao programa Você é o meu Convidado, da Sil TV, em Gurupi o presidente da Câmara de Vereadores, Jonas Barros (PV), declarou que logo que iniciar as atividades parlamentares, no mês de fevereiro, será apresentado um requerimento ao Conselho Curador solicitando a implantação, de fato, de um Portal de Transparência no site do Centro Universitário Unirg.

A proposta do vereador é que o formato do Portal mostre a realidade de tudo que envolve a instituição. “A Unirg deve mostrar desde o deslocamento e pagamento de diárias do pequeno funcionário ao presidente e reitor, da compra de um lápis à aquisição de um veículo, informando as portarias, contratos, licitações, acompanhado dos valores correspondentes, como também os salários dos servidores efetivos e comissionados, tanto da Fundação como da Academia, assim como as contratações e exonerações dos servidores”, declarou Jonas Barros, informando ainda que o portal deverá mostrar os valores arrecadados em convênios, bolsas, créditos educativos e recebimentos das mensalidades dos acadêmicos.

Para Jonas, a Câmara Municipal continua acreditando nos gestores que estão à frente da instituição, mas como o Centro Universitário Unirg é uma Fundação Pública de Direito Público e 100% do município de Gurupi, a Câmara nunca poderá deixar de verificar bimestralmente as contas. “Estaremos requerendo periodicamente os balancetes junto ao Conselho Curador para acompanhar arrecadação e aplicação dos recursos. Não queremos nada mais do que a devida obrigação, uma vez que a Unirg é o maior patrimônio do povo de Gurupi e constitucionalmente compete a Câmara Municipal fiscalizar a aplicação dos recursos dos órgãos públicos municipais da administração direta e indireta”, disse.

De acordo com o Jonas Barros, em uma conversa informal que ele teve com o vereador Kita Maciel (PMDB), foi reforçado o papel do Legislativo que é acompanhar de perto todas as ações dos órgãos públicos municipais. “Gurupi vive um momento histórico, pois agora a Câmara Municipal propõe, de fato, a exercer o seu verdadeiro papel de maneira desatrelada do poder Executivo. Respeitando, mas jamais se omitindo de suas responsabilidades. Acreditamos que este ano de 2010 Gurupi dará um grande passo nas organizações e estratégias no combate às desigualdades sociais que tanto atinge a nossa comunidade”, disse o vereador.