Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Criado em de Janeiro de 2001 o PEJ - Parque Estadual do Jalapão comemora nesta terça-feira, 12, nove anos de criação e o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins junto com a comunidade e parceiros realizam um evento em comemoração a data com um culto ecumênico e apresentações artísticas. O evento está programado para as 19h30 no CAT - Centro de Atendimento ao Turista, em Mateiros.

Esta é terceira vez que a equipe do PEJ realiza o evento que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as comunidades do entorno e as instituições parcerias sobre a importância de proteger e preservar toda região do Jalapão.

Para a bióloga Cassiana Moreira, que trabalha na Unidade de Conservação desde 2004, uma das principais contribuições na proteção do parque tem sido o apoio e o comprometimento da comunidade.

Devido a compromisso na sede, o presidente, Stalin Beze Bucar, será representado pelo coordenador de Áreas Protegidas, Gilmar Cabral. “Mesmo não estando presente é uma satisfação observar a integração do Naturatins e a comunidade em prol da preservação e também da cultura local”, afirmou Stalin.

O Parque está localizado em uma posição estratégica na região leste do Estado e desde sua criação o Naturatins é o responsável por gerenciar e proteger uma área que abrange de quase 150 mil hectares. Na região a equipe do PEJ realiza educação ambiental com as comunidades, fiscaliza e monitora toda área, incluindo os atrativos turísticos.

A Unidade de Conservação possui uma rica e exuberante biodiversidade composta por vegetação predominantemente do cerrado e campos limpos com várias veredas. Dentre a suas características a região é considerada uma das maiores atrações turísticas do Estado com inúmeras atrações naturais como a Cachoeira da Formiga, Dunas e o Fervedouro dentre outras.

Além disso, a região também é conhecida pela produção de artesanato de capim dourado e a seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais.