Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi eleita a nova diretoria da ATCV, Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo, presidida agora pela comunicadora e documentarista Yonara Aniszeswski, para o biênio 2010/2011.

Yonara assumiu no lugar do documentarista Luiz Pires. A eleição ocorreu em dezembro de 2009, e contou com a presença de 15 associados, que elegeu a nova diretoria e o conselho fiscal. O encontro também consolidou as alterações feitas no estatuto da associação, que passou a ter apenas seis cargos majoritários: 03 na diretoria e 03 no conselho fiscal.

Essa nova composição tem a intuito de otimizar os trabalhos da associação. No entanto, de acordo com as demandas surgidas, serão preenchidas as diretorias constantes no Estatuto pelos membros interessados. Na ocasião, também foi comemorada pelos membros da ATCV, a eleição do documentarista e ex-presidente da ATCV, Luiz Pires como Diretor Institucional da Associação Brasileira de Documentaristas (ABDN).

Diretoria

Presidente: Yonara Aniszewski

Diretora-secretária: Luislene de Jesus Pereira de Sousa

Diretoria Administrativa e Financeira: Elder Peixoto

Conselho Fiscal:

Luis Pires, Adriene Rodriguez e Hélio Brito

Histórico da ATCV

Desde sua criação em 2005, a ATCV trabalhou em prol do fortalecimento da classe do audiovisual, atuando principalmente na capacitação, apoio à produção regional e interlocução com as entidades nacionais.

Entre suas principais conquistas destacam-se a parceira com o projeto DOCTV, em parceria com o Ministério da Cultura e Rede Pública de Televisão. A realização de dois seminários do audiovisual em Palmas com palestras sobre elaboração de projetos e captação de recursos, com as presenças do Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura e técnico do Ministério. Conquista, em 2009, de mais um DOCTV estadual, totalizando dois projetos eleitos em 2009. Inclusão do audiovisual no edital da prefeitura de Palmas denominado Pró-Cultura e sua equiparação (em termos financeiros) com os demais segmentos da cultura. Ocupação de assentos nos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura. Apoio e incentivo aos festivais de cinema e vídeo que acontecem no Estado, como o Chico (Palmas), o Miragem (Miracema) e Cine ao ar livre, de Porto Nacional. Presença em todas as discussões que envolvessem o audiovisual em nível nacional. Participação ativamente da luta pela regulamentação da Lei Estadual de Cultura, cujo Fundo de Cultura se concretizou nesta quarta-feira, dia 13. Conquista de um Ponto de Exibição Audiovisual (PEA), instalado no Jardim Aureny III, em parceria com o SESC Tocantins.

A pedido da ATCV a Fundação Cultural de Palmas encaminhou expediente ao governador do Estado solicitando a criação do cargo de coordenador de Audiovisual na autarquia.

Histórico da Presidente

Yonara Aniszewski é formada em Artes Cênicas, com especialização em comunicação social. Em cinema, atuou e co-produziu o curta- metragem “Atheos” (ganhador do Kikito de melhor fotografia do Festival de Gramados, em 2004 e melhor curta do Festival de Brasília, em 1995); Roteirizou e dirigiu os curtas “Afeto”, participando do Festival de Cinema de Brasília, em 2000 e “Quando eu era...” ambos com a participação de profissionais da área de Brasília.

Em 2009, produziu o curta Da Banca Pra Fora, ganhador de quatro prêmios em festivais nacionais e regionais. Em publicidade, atua amplamente na área de produção de VTS, SPOT e campanhas publicitárias, com larga experiência na roteirização, produção e direção de comerciais varejo e institucionais. Desenvolveu vários projetos sócio-culturais como o “Mãos Sujas” (teatro para crianças carentes) em Araguaína (1993), Hospital da Alegria (teatro em hospitais) em Brasília (1995/6) e Roda de Amigos (sarau cultural) em Palmas (2005).