Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Comissão Política Estadual do PCdoB se reuniu no último sábado, 16, para debater a conjuntura política estadual e também a situação do partido. Foi a primeira reunião da CPE em 2010 e dá início a agenda dos comunistas para o ano marcado pelas eleições gerais de outubro.

O presidente estadual do PCdoB, Nilton Barbosa, abriu os trabalhos fazendo uma exposição da situação política do Tocantins. Nilton considera que existem no momento três pré-candidaturas postas e que podem se concretizar em uma ou mais candidaturas do campo de sustentação do governo Lula, a depender do desenvolver dos projetos de Raul Filho (PT), João Ribeiro (PR) e Carlos Gaguim (PMDB).

Individualmente ou em conjunto com as demais forças, estes três candidatos caminham para unidade, porém, o cabeça de chapa deve ser conhecido somente em junho. Para Nilton as iniciativas do governo estadual e seus aliados dão a clareza de que Gaguim, apesar de não assumir, é candidato a reeleição.

Já Raul Filho, que toma atitudes de buscar maior aproximação com os petistas do interior do Estado, também é considerado candidato, más, somente em abril, no prazo final de desincompatibilização para detentores de mandato, é que poderá se ter certeza de sua estratégia.

João Ribeiro, por sua vez, assume momentaneamente o papel de fiel da balança, pois, tanto a base de apoio de Lula quanto os serristas liderados por Siqueira Campos (PSDB) querem seu apoio. Como sua candidatura a governo vem perdendo força, João Ribeiro deve manter sua posição como incógnita até as vésperas das convenções, buscando neste período valorizar seu passe.

Dentro deste cenário Nilton lembrou ainda que o PCdoB joga papel decisivo na construção do palanque único no Tocantins para a candidatura presidencial da esquerda, tanto na agenda criada com partidos pequenos quanto na própria unidade das candidaturas postas pelo campo democrático. O PCdoB manterá sua agenda suprapartidária bilateral e em bloco, buscando a afirmação de sua tática eleitoral.

PMDB, PT e o próprio PR estão dentro da agenda bilateral do partido e PMN, PHS, PRB, PSDC, PTC, PTdoB estão dentro do esforço partidário para constituição de uma frente de partidos que procuram estar unidos nas eleições vindouras, o PCdoB também buscará diálogo com as siglas que inicialmente já estariam comprometidas com Carlos Gaguim, a exemplo do PDT e PSB.

As primeiras movimentações de 2010 mostram a capacidade de articulação e a harmonia do PCdoB com outras legendas por mais diferenciadas que sejam. Entretanto, a aliança PSDB-DEM não faz parte do leque de diálogo imprimido pelo partido.

Candidaturas do PCdoB

No que diz respeito a candidaturas do partido a CPE iniciou as discussões sobre os possíveis candidatos. Foram listados cerca mais de 20 nomes para compor as chapas de deputado federal e estadual. O partido também buscará participação na chapa majoritária. O PCdoB tem pré-candidatos de todas as regiões geográficas do Tocantins bem como de vários segmentos sociais, com destaque para trabalhadores da cidade e do campo, acadêmica, juventude, mulheres e diversas lideranças locais.

O GPE é composto pelos camaradas Nilton Barbosa, Paulo Fernando Martins, Jeany Aguiar, Elvio Quirino, Adriano Francisco e Milton Rocha e deverá se reunir semanalmente para avaliar os avanços e problemas enfrentados pelo partido para constituir suas chapas.

Informes

O Secretário Estadual de Organização do PCdoB, Jeany Aguiar, informou que continuam os esforços no sentido de recadastrar os Comitês Municipais e os bancos de dados de filiados.

Jeany também informou sobre as iniciativas referentes ao Conselho Estadual de Juventude que é presidido por ele e deve realizar agenda com, Danilo Moreira Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude do governo Lula.

O Secretário de Juventude do Comitê Estadual, Davis Miranda, informou que foi iniciada a construção do Memorial da Guerrilha do Araguaia. O Memorial será construído em Xambioá e conduzido pelo IAPA( Instituto de Apoio aos Povos do Araguaia) presidido pelo ex-guerrilheiro Zezinho do Araguaia.

Fonte: Assessoria de Imprensa PCdoB