Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Humberto Leão

A primeira-dama do Estado, Rose Amorim, visitou nesta segunda-feira, 18, as instalações da Ceasa – Central de Abastecimento do Tocantins, em Palmas. Ela estava acompanhada do secretário de Agricultura e Pecuária, Roberto Sahium; do Superintendente da Ceasa, Ézio Silva; atacadistas e representantes dos programas Alimenta e Mesa Brasil.

Conhecendo de perto o funcionamento do local, desde o descarregamento dos alimentos até a doação das frutas e verduras excedentes a instituições e entidades do Estado, a primeira-dama demonstrou interesse pela mobilização social. Segundo ela, uma forma de contribuir com a alimentação de famílias carentes e até dos presos da Casa de Custódia de Palmas. “Temos que aproveitar os alimentos porque tem muita gente passando fome. E se temos frutas e verduras sobrando, temos que saber aproveitá-los”, enfatizou.

Em funcionamento há quatro meses, a Ceasa já comercializou mais de quatro mil toneladas de alimentos, movimentando aproximadamente 3 milhões e 700 mil reais. Da Central, frutas e verduras abastecem supermercados e atacadistas de todo o Estado, inclusive as grandes redes inauguradas, recentemente, na capital.

A visita pela Ceasa foi encerrada com uma doação de quase duas toneladas de alimentos ao Programa Mesa Brasil. Segundo o diretor do Sesc no Tocantins, Marco Antônio Monteiro, esta parceria com os atacadistas é fundamental para o trabalho do programa. “O Mesa Brasil busca os alimentos que seriam jogados no lixo, mas que ainda estão em condição de consumo. Em 2009, mil toneladas foram distribuídas em Palmas, Araguaina e Gurupi”, explicou.

De acordo com o secretário Roberto Sahium, este trabalho social faz parte do objetivo do governo do Estado. “É preciso fortalecer a questão social, ambiental e econômica. É importante defendermos o discurso da sustentabilidade, inserida na agenda do governador”, afirmou.

Fonte: Secom