Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Claudio Frascari Marcelo Lélis participou do lançamento do Gurufolia Marcelo Lélis participou do lançamento do Gurufolia
  • Paulina Abdalla, Prefeito Aballa e a publicitária Claudia Lélis
  • Prefeito Aballa e o secretário de Cultura Chiquinho Chokolate

O prefeito Alexandre Abdalla (PR) juntamente com todos os secretários que compõem o governo municipal, vereadores, deputado estadual Marcelo Lelis (PV) e representantes da Polícia Militar e dos principais blocos carnavalesco, imprensa e feirantes que atuarão no carnaval de Gurupi estiveram na tarde de ontem segunda-feira, 1º de fevereiro no Centro Cultural Mauro Cunha para apresentação da campanha do Gurufolia.

A apresentação foi feita pela publicitária Claudia Lélis que conceituou a campanha nos 60 anos do trio elétrico no Brasil. “Escolhemos homenagear os 60 anos de Trio Elétrico por ser um grande símbolo do carnaval de Gurupi que tem como característica o melhor carnaval e mais gostoso carnaval do Tocantins”, explicou, reiterando que a campanha será focada nos foliões das principais cidades do Tocantins e também nos Estados do Pará, Maranhão, Goiânia e Brasília.

Para garantir o sucesso no carnaval da Capital da Amizade o prefeito Alexandre Abdalla destacou programação e a estrutura que será montada na Avenida Goiás. “Atendendo as reivindicações dos foliões e para garantir a tradição do carnaval de Rua voltamos o circuito para a Avenida Goiás que receberá neste ano uma atração nacional a cada dia de carnaval. Para isso contratamos cinco bandas de renomes nacionais. São elas a banda Levada Louca, Ptchanka, Netinho, Portal da Bahia e Novo Amor”, disse o prefeito que também destacou a importância da parceria com os deputados, senadores e com o governo do Tocantins para o sucesso da festa.

O secretário de Cultura Chiquinho Chokolate informou que Gurufolia tem sido o grande cartão de visitas de Gurupi. “Vamos montar uma estrutura na Avenida Goiás que não impacte os comerciantes. Para isso vamos colocar as arquibancadas e o camarote no canteiro central da avenida”, disse.

O deputado Marcelo Lelis, que esteve prestigiando o evento falou sobre a tradição do carnaval de rua de Gurupi. “Gurupi é uma cidade amiga que tem como característica seu povo acolhedor e por isso possui um dos melhores carnavais do nosso Estado”, disse.

Aprovação dos blocos

Acreditando no sucesso do Gurufolia, na Avenida Goiás surgiram dois novos blocos que irão somar ainda mais o sucesso da festa. Um deles é o bloco Bejá que foi criado pelo Tropa de Elite e tem como característica o público jovem. “Acreditamos que a Avenida Goiás é o melhor palco do folião e para a festa já contratamos trio elétrico que virá da Bahia e esperamos para esta primeira edição aproximadamente 1.000 foliões”, disse um dos diretores do bloco, Edgar Felipe.

Outro bloco que despontará nas ruas neste ano é o Tribus que, segundo o seu representante, Rochester Batista de Assis, tem a proposta de unir pessoas de todas as classes e fazer uma festa com um só povo. “Estamos preparados para receber mais de 600 pessoas e para isso oferecemos caldos, cerveja, choop, Frozen e uma estrutura bem montada. E tema mais, um casal que entrar no bloco irá brincar as 5 noites pelo valor de R$ 500,00, e se tiver criança pagará somente R$ 50,00 por criança”, disse Rochester.

O crescimento e o sucesso da festa também é demonstrada bloco To Nem Ai. O bloco que surgiu em 2003 com 72 componente, em 2009, saiu para as ruas com mais de 800 foliões. “O carnaval voltou para a sua tradição e com isso atrairá mais foliões. Para este ano estamos com a meta de receber 2.000 foliões”, disse o fundador do bloco, José Antunes de Souza (Zezinho). Destacou ainda que o bloco oferece, além de um abadá personalizado, ambulância, garçons, pulseira e caneca para o consumo de bebidas e sede com decoração temática.

Sobre o Gurufolia

O carnaval de Gurupi é considerado um dos melhores carnavais da região Norte do Brasil e, para este ano estão previstos cerca de 20 mil pessoas por dia na avenida da folia. Além dos shows de renome nacional, um outro trio elétrico estará no percurso com apresentações de artistas locais e regionais.

Fonte: Ascom Prefeitura de Gurupi