Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Pela primeira vez um conselheiro da Região Norte toma posse como presidente de uma entidade de representatividade dos Tribunais de Contas do País. Aos 44 anos, Severiano Costandrade, presidente do TCE-TO, tomará posse como presidente do Instituto Rui Barbosa, entidade que coordena ações de pesquisa e orientação entre os Tribunais de Contas

Severiano foi escolhido no fim do ano pelos presidentes dos Tribunais de Contas para gerir o IRB no biênio 2010/11. Seu nome ganhou força no cenário nacional após as ações de modernização do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e sua atuação junto à Proposta de Emenda Constitucional que trata da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC).

Severiano Costandrade

Severiano José Costandrade de Aguiar nasceu em 26/06/1965 em Teresina (PI). Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí e pós-graduado em Administração da Educação pela UNB, Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes, e Estudos de Política e Estratégia pela ADESG/UFT.

Já foi delegado de polícia, defensor público, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Tocantins e secretário de Desenvolvimento Comunitário de Palmas. Em 2000, passou a ocupar simultaneamente os cargos de presidente do Prodivino e secretário do Trabalho e Ação Social do Estado. Em 2002, aos 36 anos, tomou posse como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Foi eleito corregedor do TCE/TO em 2004 e 2006. Foi eleito vice-presidente do Colégio de Corregedores dos TC’s do Brasil. Em 2008 chegou à presidência do TCE/TO para o biênio 2009/10. Em novembro, durante o Congresso Nacional dos Tribunais de Contas foi escolhido para ser o novo presidente do Instituto Rui Barbosa.

O que é o Instituto Rui Barbosa?

O Instituto Rui Barbosa é uma sociedade civil de caráter técnico, pedagógico, sem fins lucrativos, voltada para ações integradas entre os Tribunais de Contas do Brasil. A entidade é sediada no Tribunal a que pertence seu presidente, no caso atual, será Palmas pelos próximos dois anos.

Entre as atividades desenvolvidas pelo IRB está a supervisão dos recursos do Promoex (Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo), um convênio feito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento com recursos direcionados para atividades de capacitação de servidores, ações de Controle Social e Participativo, entre outras.

Posse

Severiano Costandrade tomará posse como presidente do IRB na próxima quinta-feira, dia 4, às 15h, no Tribunal de Contas do Distrito Federal em Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE