Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Zezinha de Carvalho

O governador Carlos Henrique Gaguim assinou na manhã desta quinta-feira, 4, o termo de cooperação técnica para a implantação de um projeto que vai beneficiar mais de seis mil descendentes de quilombolas do Tocantins, durante sua passagem com a Caravana Acelera Tocantins pelo município de Natividade, a 216 km de Palmas.

O projeto de “Inclusão, Fortalecimento e Desenvolvimento Econômico e Social das Comunidades Quilombolas do Tocantins” irá beneficiar aproximadamente 2.000 famílias e prevê, entre outras metas, a criação da Federação Tocantinense das Comunidades Quilombolas; realização da primeira Feira Estadual da Agricultura Familiar, Artesanato e Culinária Quilombola; seminário de pactuação de políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas, além de oficinas, palestras e apresentações culturais.

O evento acontecerá em Natividade, entre os dias 27 de maio e 1º de junho, e será executado pelo governo, através da Seciju – Secretaria de Cidadania e Justiça, e Seplan – Secretaria Estadual do Planejamento, com parcerias da Prefeitura de Natividade e do governo federal, através da Seppir – Secretaria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial.

Segundo o assessor da Seplan para comunidades rurais, Cosmo Fernando, o projeto abre portas para que as ações em benefício dos quilombolas possam se transformar em programas de governo. “Pela primeira vez no Tocantins um governo assume um compromisso em dar dignidade aos quilombolas do nosso estado”, afirmou.

Após a assinatura do governador, o projeto será inserido no Siconv – Sistema de Convênios do governo federal até o fim de fevereiro, e a previsão do governo é de que até o fim de março o convênio, no valor de R$ 268,7 mil, possa ser assinado.

 

Fonte: Secom