Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Wanderlei Barbosa (PSB) recebeu na manhã desta sexta-feira, 5, em seu gabinete uma comissão dos agentes de saúde da Prefeitura de Palmas que estão em greve desde terça-feira, 02, em protesto contra o não pagamento de insalubridade do qual dizem ter direito.

Os servidores reivindicam o percentual de 20% sobre o salário base referente à insalubridade conforme estudo feito por uma comissão em entendimento com a secretaria da Saúde. O presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde, Antônio Carlos, explica que a luta pelo pagamento deste direito vem desde 2007 e que se intensificou depois do estudo da comissão que indicou que o impacto na folha de pagamento é pequeno, algo em torno de R$ 60 a 70 mil e vai beneficiar cerca de 700 servidores que tem direito a insalubridade.

O dirigente anuncia que os servidores em greve estão abertos a negociação e que esperam que o secretário Samuel Bonilha reabra o diálogo.

O vereador Wanderlei Barbosa prometeu encaminhar ao secretário da Saúde, Samuel Bonilha, a reivindicação dos servidores e buscar reabrir as negociações. O vereador também garantiu que vai levar o problema ao prefeito Raul Filho (PT) para buscar um entendimento satisfatório.

Posição da Prefeitura

Nesta sexta-feira a prefeitura afirmou através de nota à imprensa, que a paralisação dos servidores é prematura, uma vez que as demandas apresentadas estão em fase de avaliação por uma comissão responsável por fazer o estudo de viabilidade para pagamento da insalubridade aos servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

A comissão é formada por representantes dos servidores, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Planejamento e Gestão e teria se reunido na tarde desta sexta-feira.

O estudo da Comissão está verificando o impacto do pagamento da insalubridade na folha de pagamento, segundo a Prefeitura.

Da redação com informações Dircom/CM Palmas