Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR), disse em comunicado, não acreditar na suposta irritação do “Palácio Araguaia” com sua ida ao município de Araguatins no último final de semana, a covite do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Wagner Praxedes, que inaugurou um restaurante na cidade. No evento também esteve presente o ex-governador Siqueira Campos (PSDB), que é pré-candidato a governador do Tocantins.

Segundo Abdalla ainda não há candidatos ao pleito de outubro “por que haveria eu de estar confinado? Sou um homem de partido e repito que tenho princípios e ética. O senador João Ribeiro (PR) sabe que na hora certa pode contar comigo e com meu grupo”, reafirmou o prefeito.

Abdalla disse que já vivenciou inúmeras situações típicas de bastidores e compreende “suas regras sombrias, suas ciências e até suas necessidades, pois em política, a intriga e os factóides são elementos que prevalecem, ainda mais quando as alianças estão sendo formadas”, mas que não pode deixar de registrar seu descontentamento com a situação, porque tem procurado se manter afastado ao máximo possível da política de bastidores.

O prefeito afirma ainda que gostaria de puxar à reflexão aqueles que dão importância “extremada ao fato de eu estar ou não em determinados lugares ou na companhia de determinadas pessoas” colocando, a partir daí, dúvidas sobre suas preferências políticas para 2010.

Confira a íntegra do comunicado

Senhores,

Confesso que não acredito nesta suposta irritação do palácio com minha ida à Araguatins no último final de semana. Fui convidado pelo conselheiro do TCE, Wagner Praxedes, para a inauguração de um restaurante em sua cidade, e estranho que minha presença neste evento social e público, tenha, de certa forma, interferido no relacionamento institucional do Município com Estado ou no processo sucessório de 2010.

Tenho pouco tempo como gestor público, mas na verdade atuo na política há muitos anos. É claro que já vivenciei inúmeras situações típicas de bastidores e compreendo suas regras sombrias, suas ciências e até suas necessidades, pois em política, a intriga e os factóides são elementos que prevalecem, ainda mais quando as alianças estão sendo formadas. Não posso deixar de registrar meu descontentamento pelo que acabo de passar num momento em que tenho procurado me manter afastado ao máximo possível da política de bastidores diante do imperativo que é administrar um município em dificuldades.

Gostaria apenas de puxar à reflexão estes senhores que dão importância extremada ao fato de eu estar ou não em determinados lugares ou na companhia de determinadas pessoas colocando, a partir daí, dúvidas sobre minhas preferências para 2010. Ora, não há campanha ainda, nem há candidatos, por que haveria eu de estar confinado? Sou um homem de partido e repito que tenho princípios e ética. O senador João Ribeiro sabe que na hora certa pode contar comigo e com meu grupo.

Estas pessoas que cobram postura político-partidária dos prefeitos fora de período eleitoral deveriam tentar compreender nossas responsabilidades como gestores. Precisamos bater em todas as portas, conversar com tantas pessoas e instituições quanto forem necessárias em nome do bem estar da comunidade. O benefício que conseguimos para o povo nunca cai do céu.

Os municípios estão em dificuldade e nós precisamos é do apoio do Estado, da União, dos deputados e dos senadores. E não pedimos apoio apenas em nome dos prefeitos. Nosso povo é quem mais sofre com os reveses das políticas de distribuição de recursos estabelecidas por Brasília. Se todos estivessem concentrados em ajudar o povo que representamos em 139 municípios, ao invés de ficarem detratando o comportamento de prefeitos, certamente estaríamos bem melhores. Nossa vida não tem sido fácil, senhores.

Alexandre Tadeu Salomão Abdalla

Prefeito de Gurupi