Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Antes da primeira sessão do ano na Câmara Municipal de Palmas, aconteceu uma missa em ação de graças pelo início do ano legislativo, com a participação de funcionários e visitantes da Casa.

O vereador e líder da bancada do prefeito, Milton Néris (PT) comentou sobre o início do ano legislativo e dos trabalhos na Casa. De acordo com o vereador, este será um grande ano, “por se tratar de ano político, tanto no âmbito estadual, como estadual”, disse.

Em seu discurso, o prefeito Raul Filho (PT) lembrou das dificuldades que a capital poderá enfrentar pela redução no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e que a prioridade da gestão petista tem sido a modernização administrativa. Dentre projetos passados e futuros, o prefeito citou os investimentos em tecnologias da informação, como centros de informação, o Diário Oficial eletrônico, entre outros.

Outros investimentos lembrados pelo gestor de Palmas foram em setores como comércio e prestação de serviços, o que contribuiu para um aumento na geração de emprego na cidade.

Discursos

O primeiro vereador a discursar no plenário da Câmara, foi Hermes Damaso (PDT. O vereador ressaltou os altos índices de acidentes nas ruas e avenidas da capital, dizendo que “amargamos” um péssimo segundo lugar em vítimas do trânsito no Brasil, proporcionalmente.

Segundo Damaso, no mês que vem os equipamentos conhecidos como “pardais” voltarão a funcionar. Outra medida sugerida pelo vereador foi a implantação de blitz de fiscalização nas periferias de Palmas, para inibir a ação de motoristas alcoolizados e, assim melhorar a posição no ranking da violência no trânsito.

Outras declarações de apoio ao prefeito de Palmas foram feitas por vereadores da base de Raul Filho, como Divina Márcia (PTN) e Bismarque do Movimento (PT) que afirmou que o Estado passa por uma crise política muito grande, por divergências entre os governos municipal e estadual.

O parlamentar, que faz parte do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), em seu discurso, afirmou ainda que existem R$ 25 milhões já assinados na prefeitura para resolver problemas de habitação nos setores Sol Nascente e Irmã Dulce, mas que este recurso está preso na Secretaria Estadual de Habitação, e que, se até o dia 2 de abril, não for liberada, esta verba será perdida.

Oposição

O vereador Valdemar Junior (DEM) abriu os discursos por parte da oposição e ressaltou que, mesmo com algumas melhorias na cidade de palmas, ainda existem muitos problemas primários a serem resolvidos. De acordo com o democrata, a cidade ainda enfrenta problemas em áreas como iluminação e limpeza pública, saúde, educação e transporte. Na questão da limpeza, o parlamentar ressaltou que este é um problema também do povo, por falta de educação da população, mas lembrou das denúncias contra a empresa Delta, responsável pela limpeza de Palmas.

O vereador Fernando Rezende (DEM) aproveitou seu discurso para ressaltar que a oposição não deve ser vista como cobradores ou inimigos da gestão pública, mas sim como colaboradores do Legislativo e do Executivo. O democrata criticou a prefeitura na cobrança de taxa de 5% referentes ao Imposto Sobre Séviços (ISS), na área da construção civil.

De acordo com o parlamentar, “construção de apartamentos não é prestação de serviço, e sim trabalho privado”. Rezende também discursou sobre os problemas da saúde pública na cidade. Segundo o vereador, existe um posto de saúde no centro de Palmas que há dois meses não oferece atendimento por falta de estrutura básica.

Após o discurso dos vereadores de oposição, a base do prefeito defendeu o chefe do Executivo com veemência em discursos inflamados, principalmente por parte do vereador Lúcio Campelo (PR). Milton Néris (PT) também rechaçou as críticas ao prefeito e, em concordância com os demais vereadores da base aliada de Raul Filho.