Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Uma polêmica que começou no ano de 2008 em Porto Nacional acaba de terminar. Um projeto de autoria do vereador Neto Aires (PR) e sancionado pela prefeita Teresa Martins (PDT), muda o nome do Centro de Treinamento do Interporto, clube de futebol portuense, de “Eurico Miranda” para “Vereador José Ribamar Alves da Silva Júnior (Negro Júnior)”. O projeto, apresentado no ano passado, foi aprovado por cinco votos a quatro na Câmara de Vereadores de Porto Nacional.

A mudança põe fim à polêmica, que contrariava boa parte da população da cidade. A maior queixa dos moradores era o fato de Eurico Miranda não ter ligação alguma com a cidade de Porto Nacional. Desta forma, Neto Aires procurou atender os apelos da população, propondo a mudança do nome do Centro de Treinamento para homenagear o ex-vereador portuense.

“A classe desportiva de Porto Nacional sempre quis que o Centro tivesse o nome de Negro Júnior, uma pessoa que sempre deu apoio tanto financeiro quanto moral ao esporte na cidade”, disse Neto Aires. Além disso, segundo o vereador, “a decisão de batizar o local com o nome de Eurico Miranda feria o artigo 1º da Lei federal 6.454 que impede as autoridades de nomear instituições públicas com o nome de pessoas vivas”.

Neto Aires disse ainda que outro projeto seu, que visa mudar o nome da nova rodoviária da cidade, batizada na mesma época com o nome do ex-secretário estadual “Brito Miranda” (pai do ex-governador cassado Marcelo Miranda), também estava em pauta de votação. De acordo com o vereador, o caso da rodoviária é similar ao do Centro de Treinamento, já que Brito Miranda está vivo. Ele disse, ainda, que retirou o projeto da pauta para fazer adequações necessárias, mas que voltará a apresentá-lo nos próximos meses.

Histórico

O Centro de Treinamento de Porto Nacional foi construído ainda na gestão do ex-prefeito Otoniel Andrade (PR). Em 2008, o ex-prefeito Paulo Mourão (PT) realizou uma reforma no imóvel e resolveu batizá-lo com o nome do ex-presidente do Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ), Eurico Miranda, provocando reações negativas tanto da população quanto da classe desportiva, que não pôde participar da escolha do nome.

Negro Júnior

José Ribamar Alves da Silva Júnior, o “Negro Júnior”, foi um vereador de Porto Nacional com atuação marcada pela defesa do esporte na cidade. Sempre parceiro, incentivador do esporte, Negro Júnior tem o reconhecimento dos desportistas da cidade, maiores defensores de seu nome para batizar o Centro de Treinamento de Porto.

Fonte: Ascom Câmara de Porto Nacional