Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A festa de Rei Momo ontem, segunda-feira (15/Fev), em Porto Nacional, não foi diferente das noites anteriores. Os mais de seis mil foliões lotaram a avenida do samba com alegria, pulando e dançando até o dia amanhecer sob a batuta das bandas Doce Balanço e Me Leva.

No início da noite aconteceu o desfile dos blocos carnavalescos. O corpo de jurados formado por pessoas das áreas de cultura, comunicação, música e dança, analisaram vários quesitos, entre eles: Animação, Conjunto, Coreografia, Desfile, Abadá, entre outros.

Oito blocos entraram na avenida com temas diversos. O primeiro a desfilar foi o “Bloco Muvuca” que levou para avenida muita alegria e descontração entre seus componentes. O segundo a desfilar foi o “Bloco Bibelô”, após vários anos afastado dos carnavais voltou para folia de Rei Momo. Depois foi a vez do “Bloco Só o Pipôco”, seus integrantes fizeram um desfile arrojado e organizado mostrando um bom conjunto na avenida do samba. O quarto a entrar foi “Tropa de Elite” com um grande numero de integrantes, bastante colorido e uma animada apresentação. O Tranza Folia abriu seu desfile com queima de fogos e as bandeiras do Brasil, de Porto Nacional e do Bloco. A animação e as diversas alas mostrando as diversidades culturais do Brasil chamaram a atenção do público na avenida. “Os Piratas” veio logo em seguida, bem colorido, gente jovem e fazendo muita festa. O penúltimo a desfilar foi o “Bloco Unidos por um Copo”, o grupo além de mostrar animação e conjunto, apresentou o tema: “Viver sem Preconceitos”, entre os destaques a ala com integrantes apaeanos. E por ultimo desfilou o “shock”, com o tema “O carnaval e o Brasil na Copa do Mundo”. Os mais de oitocentos foliões, em coreografias bem trabalhadas e fieis ao tema, foram aplaudidos pelo público presente.

A apuração dos votos acontece nessa terça-feira (16/Fev), as 16h00 na praça da folia. Os prêmios serão de 5 mil reais para o campeão, 4 mil reais para o vice, 3 mil reais para o 3º colocado, 2 mil reais para o 4º lugar e mil reais para o quinto colocado. A premiação é da prefeitura de Porto Nacional.

A foliã e dançarina Yslainne Mara, da Banda Sem Controle, disse que esse ano o carnaval de Porto Nacional foi perfeito e superou todos os carnavais já realizados na cidade. “A estrutura está perfeita, podemos brincar tranqüilos porque a estrutura montada nos permite a isso”, destacou a foliã.

A prefeita de Porto Nacional, Teresa Martins (PDT), ao lado do esposo, o deputado Fábio Martins (PDT), não escondia a alegria pela resposta que o públicodeu à festa. “É gratificante constatar que a nossa sociedade acreditou em nossa proposta, aqui estamos vendo o pobre e o rico, todos felizes e brincando juntos no mesmo espaço”. Concluiu.

O último dia de festa do Portofolia 2010 terá como atração a banda baiana, Gera Samba.

Fonte: Assessoria de Imprensa