Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os jovens que almejam se qualificar profissionalmente, mas ainda não concluíram o ensino fundamental, têm agora a chance de concorrer a uma das 3 mil vagas do Projovem Urbano, disponibilizadas pela Sejuv – Secretaria Estadual da Juventude.

O Projovem Urbano é uma iniciativa do governo federal, desenvolvida no Tocantins em parceria com o governo do Estado. O programa, gerido pela da secretaria estadual da Juventude tem como propósito elevar o grau de escolaridade, proporcionar a qualificação para o mercado de trabalho, além de auxiliar os jovens incentivando a participação cidadã.

As inscrições para as 3 mil vagas estão abertas até o dia 12 de abril nos municípios de Colinas, Colméia, Dianópolis, Itacajá, Guaraí, Gurupi , Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Pedro Afonso.

Os interessados devem se dirigir aos locais de inscrição portando os originais e cópias da carteira de identidade, comprovante de endereço e certidão de nascimento ou casamento. Podem concorrer os jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não tenham concluído o ensino fundamental e não sejam beneficiários por outras modalidades do Projovem.

Com duração de 18 meses, o programa oferece além da conclusão do ensino fundamental, treinamento em informática e formação profissional nas áreas de “Saúde” e “Construção e Reparos”. Como incentivo, o jovem recebe ainda um benefício mensal de R$ 100,00 durante 20 meses.

Os alunos que optarem pelo arco ocupacional “Saúde” serão capacitados para atuar como auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista de consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Já os que forem cursar “Construção e Reparos” estarão aptos para trabalharem como eletricista de instalações em edifícios, trabalhador da manutenção de edificações, instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, e instalador de sistemas eletrônicos de segurança.

Locais de inscrição

Colinas – Câmara Municipal de Vereadores

Colméia - Biblioteca Municipal

Dianópolis – Secretaria Municipal de Juventude

Guaraí – Escola Estadual Jalles Machado

Gurupi – Associação Roda Viva

Itacajá – Colégio Estadual de Itacajá

Paraíso – Centro da Juventude

Pedro Afonso – Centro da Juventude

Porto Nacional – Centro da Juventude

Fonte: Ascom Sejuv