Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O mês de fevereiro marca uma nova etapa na história do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Tocantins (SENAI/TO). Após um processo de auditoria realizado entre os dias 08 e 12 de fevereiro, pela empresa BSI, reconhecida mundialmente e com atuação internacional, o Senai Tocantins foi recomendado para certificação de seu Sistema da Qualidade segundo os requisitos da NBR ISO 9001:2008.

Para Roberto Magno Martins, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e do Conselho do Senai Tocantins, a certificação pela NBR ISO 9001/2008 é mais uma demonstração do compromisso do Sistema Fieto com o desenvolvimento do setor industrial do Estado e com a busca permanente de padrões cada vez mais elevados de desempenho e qualidade. “Agora a indústria do nosso estado pode contar com mais esse diferencial, se tratando de qualificação profissional, pois todos terão a certeza de que estamos promovendo serviços confiáveis e com foco nas demandas do setor”, garantiu Roberto.

Ricardo Magalhães, auditor da empresa BSI, responsável pelo processo de certificação, parabenizou o Senai Tocantins pela conquista. “Foi um trabalho árduo do qual a alta direção e os colaboradores, com muita competência, se envolveram e o resultado está aí: a recomendação à certificação. E isso só traz mais visibilidade a este Estado tão jovem que cada dia se mostra mais preparado para o futuro”.

À frente da instituição há quatro anos, Marcus Fonseca, diretor regional do Senai Tocantins, explica o que muda com a certificação. “Na realidade a mudança vem ocorrendo nos últimos anos com a busca incessante de melhores padrões de desempenho. Os requisitos da norma enfatizam a necessidade da melhoria contínua dos processos da instituição e do foco desses processos nas necessidades e expectativas dos clientes. Com a certificação, essas práticas tiveram de ser demonstradas com base em evidências objetivas, comprovando que, de fato, o Senai Tocantins tem seus objetivos e estratégias abertos a toda comunidade, com responsabilidade e transparência”, esclarece. A referida certificação tem como escopo os serviços de educação profissional oferecidos pelo Senai e é extensiva às suas três Unidades Operacionais, em Palmas, Araguaína e Gurupi, e às suas ações itinerantes em todo o estado.

Fonte: Unidade de Comunicação Institucional Fieto