Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Valério Zelaya

O Tocantins pode ganhar um novo empreendimento em produção de lâmpadas econômicas e sustentáveis de alta tecnologia chinesa. A previsão inicial de investimento, se firmada a parceria, é entre 50 e 100 milhões de dólares no Estado. Empresários chineses do grupo Synergy Group apresentaram a novidade ao governador Carlos Henrique Gaguim, na manhã desta quinta-feira, 25, no Palácio Araguaia.

Na ocasião, também foram discutidas as viabilidades de implantação da tecnologia com previsão de ser lançada mundialmente em 2011, como informou ao governador um dos responsáveis pela criação da tecnologia, Richard Chang.

Os chineses representantes do grupo, o cientista Richard Chang e os consultores Paul Liu e Paulo Lin apresentaram ao governador dois projetos – lâmpadas “led” com alta capacidade de iluminação a baixo custo e painéis solares de última geração a custos reduzidos – que despertaram o interesse do governador.

Carlos Gaguim ressaltou que a presença dos empresários no Estado é resultado de gestão do governo e que empenhará esforços para firmar parceria com o grupo. “Vários países latinos gostariam de receber esta parceria, que pode gerar quatro mil empregos além de ser ecologicamente correta, portanto, vamos fazer a nossa parte para firmar esta parceria”, disse o governador.

O consultor da Fortune Consulting, Paul Liu, disse que o Estado tem grandes chances de se firmar no projeto. “No Tocantins já temos alguns parceiros e viemos conhecer as suas potencialidades e identificar as oportunidades”, disse o consultor.

Participaram da reunião o vice-governador Eduardo Machado e os secretários Roberto Sahium, da Agricultura; e João Telmo Valduga, da Indústria e Comércio.

Fonte: Secom