Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Os artesãos de capim dourado de Ponte Alta do Tocantins estiverem reunidos na manhã de terça-feira, 02, no ginásio de esporte do município, para participar da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Prodivino - Instituto Social Divino Espírito Santo/Banco da Gente - e a Associação dos Artesãos de Capim Dourado, garantindo, a partir de agora, a concessão de microcréditos para fomentar a produção do artesanato.

O presidente do Prodivino, Melke Aires, destacou a importância de apoiar a categoria no sentido de estabelecer no município a geração de emprego e renda. “O capim dourado é o nosso ouro que a cada dia alcança mercados mais distantes, por isso o governo do Estado vem intensificando o incentivo aos artesãos para que eles cresçam e sejam valorizados, e, consequentemente, fomento da economia local”, ressaltou o presidente.

Para a presidente da Associação dos Artesãos de Capim Dourado, Kátia de Souza, a chegada do microcrédito é um beneficio que os ajudará a melhorar e a ampliar a produção. “Essa linha de crédito chegou em boa hora, pois nos ajudará a adquirir mais matéria prima e acessórios para confecção do artesanato, o que nos permitirá agregar mais valor as peças”, comentou a artesã.

A Associação foi fundada em 2002 e conta com 120 artesãos que tem na produção do artesanato a base da renda familiar, mas, segundo a associação, 90% da comunidade complementam a renda com a manufatura do capim dourado.

A linha de crédito especial para os artesãos de capim dourado já atendeu os municípios de Santa Tereza e Novo Acordo. O crédito oferecido pelo governo do Estado, via programa Banco da Gente, dispõe crédito no montante de até R$ 2 mil, com taxas de juros de 0,5% a.m, e com quatro meses de carência e até 20 parcelas para pagamento do empréstimo.

 

Fonte: Secom