Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi realizada nesta segunda-feira, 1º, a solenidade de abertura da “Semana da Mulher”, no auditório do Palácio Araguaia. A Universidade da Maturidade (UMA), por meio dos acadêmicos e do vice-coordenador, Luiz Sinésio da Silva Neto, marcaram presença no encontro. Durante a Semana, os alunos da maturidade estarão com um estande montado para expor feitos por eles mesmos até o dia 08 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

A abertura do evento, feita pela primeira-dama do estado, Rose Amorim, contou com músicas, dicas e orientações sobre prevenção contra o câncer, desfile de moda feminina e informações sobre a violência contra a mulher. Durante a exposição, os visitantes poderão participar de palestras e mesa-redonda, além de receber, durante toda esta semana, orientações da Delegacia da Mulher e da Escola Técnica de Saúde, que realizará exames de glicemia e checagem de pressão das visitantes.

Para a primeira dama, Rose Amorim, a presença da UMA é de extrema importância para os visitantes na exposição. “Todos da Universidade da Maturidade são especiais e têm uma importância fundamental de ajudar a mulher, neste local”, afirmou Rose.

A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Dolores Nunes, disse em entrevista que prefere chamar a idosa de mulher da sabedoria, pois ela é um laboratório de lições, de conquistas, de luta e de trabalho. “Fico muito feliz de ver essas mulheres na universidade rejuvenescer. Eu por exemplo, já cheguei aos setenta, tenho muita garra e vontade de trabalhar e a idade não me atrapalha em nada”, afirmou Dolores.

Exposição

A Fundação Cultural do Tocantins trouxe a exposição fotográfica: “Mulheres em Foco”, produzida pela fotógrafa, Zilda Gusman. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Liga feminina de Combate ao Câncer, Apoiando e Acreditando nas Famílias Tocantinenses (Aafeto) e a Avon, também participam da exibição.

 Fonte: Da redação com informações da assessoria da UFT