Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Aquiles Lins

O governo do Estado irá incluir ações de melhoria da qualidade de vida das comunidades de descendentes quilombolas do Tocantins dentro dos investimentos do PDRIS – Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável, que está em fase de contratação com o Bird - Banco Mundial. O anúncio foi feito ontem, quarta-feira, 3, durante a visita do diretor do Banco Mu para o Brasil, Makhtar Diop, à comunidade quilombola de Lagoa da Pedra, município de Arraias, a 240 km de Palmas.

Diop conheceu a realidade das cerca de 35 famílias de Lagoa da Pedra, assistiu a apresentações culturais, entre elas a sússia, dança típica da região Sudeste do Tocantins, e ouviu as demandas da comunidade, que lhe entregou um documento com reivindicações e sugestões de atuação do banco em relação aos quilombolas. “Agradeço muito a oportunidade de estar aqui conhecendo os quilombolas do Tocantins, que também são descendentes da África, como eu”, disse o diretor, que é senegalês.

Segundo o secretário estadual do Planejamento, David Siffert Torres, que acompanhou Diop na visita, a inclusão das comunidades quilombolas nos investimentos do PDRIS foi uma determinação do governador Carlos Henrique Gaguim, durante encontro com o diretor do Bird, na última terça-feira, 2. “O governador está sensível à questão dos quilombolas e determinou que nós incluíssemos no PDRIS ações para melhorar a vida dessas pessoas”, disse o secretário.

Antes da visita à Lagoa da Pedra, Makhtar Diop visitou o município de Mateiros, a 241 km de Palmas, e depois se reuniu com prefeitos, lideranças e representantes da sociedade civil da região Sudeste. O objetivo foi ouvir a avaliação das obras e ações executadas pelo PDRS – Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável, que finaliza neste ano, e conhecer as demandas da região. Estiveram presentes e expuseram reivindicações os prefeitos de Arraias, Wagner Gentil; de Natividade, Joaquim do Posto; de Porto Alegre do Tocantins, Edivan Pereira; e de Paranã, Edymêe de Cássia, além do presidente do Fórum de Desenvolvimento da Região Sudeste do Tocantins.

Entre as principais reivindicações expostas pelos líderes estão a continuação dos investimentos em estradas vicinais, nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente e no desenvolvimento das vocações econômicas regionais. O secretário David Torres explicou aos participantes que todos os investimentos a serem feitos pelo PDRIS serão discutidos com a população beneficiada, em audiências públicas. “É a comunidade que irá discutir onde serão feitos os investimentos”, adiantou.

O PDRIS teve sua carta consulta aprovada pela Cofiex – Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal em dezembro de 2009. O financiamento para o projeto é de US$ 300 milhões, mais a contrapartida de US$ 75 milhões do governo estadual, para investimentos nas áreas de Infraestrutura, Planejamento, Meio Ambiente, nas cadeias produtivas, entre outras. A expectativa do governo estadual é que até o fim de junho próximo o contrato seja assinado.

Durante sua visita a Arraias, Makhtar Diop também esteve acompanhado do coordenador de operações setorias do Bird no Brasil, Mark Lundell, e do engenheiro de transportes do Banco, Eric Lancelot, além do presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, José Elias Júnior; e de técnicos do governo estadual.

 

Fonte:Secom