Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em discurso inflamado durante a reunião do diretório do PMDB na manhã desta sexta-feira, 05, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Júnior Coimbra defendeu a candidatura do governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) à reeleição.

De acordo com Coimbra, o seu partido necessita de uma candidatura própria e forte para as eleições deste ano. “Se o Gaguim não puder sair candidato, vamos arrumar um outro candidato do PMDB”. segundo o presidente da AL o partido tem uma opção viável ao Palácio Araguaia, que seria o atual governador.

O deputado estadual ressaltou também que é necessária a união partidária para poder se ganhar o pleito de 2010. Coimbra alfinetou lideranças do partido por criticarem o governador por ter pessoas de oposição no seu governo. “Vamos fumar o cachimbo da humildade” disse o presidente da AL.

O presidente regional do partido, deputado federal Osvaldo Reis, rebateu o discurso de Coimbra dizendo que o PMDB está sendo prejudicado no governo de coalizão de Gaguim. De acordo com o presidente regional do partido, “o governo de coalizão tem deputado do PSDB, tem deputado do PV, tem deputado do DEM, e o PMDB está sendo prejudicado”, reclamou.

Críticas ao governador

A líder do governo na Assembleia Legislativa, deputada Josi Nunes, fez discurso em tom apaziguador entre tantas falas inflamadas na mesa diretora da reunião do diretório regional. A deputada pediu calmas a seus colegas de partido neste momento de vésperas de eleições. De acordo com Josi, “ciúme e fofoca fazem parte do jogo político”, e pediu para que seus correligionários não se desesperassem, pois “isso é natural do processo.

Sobre as críticas ao governo de coalizão, a deputada disse que é necessário defender mais do que atacar, mas que existem pessoas influentes dentro do PMDB criticando mais do que defendendo. Josi Nunes afirmou que esteve reunida com uma liderança do DEM, que apoia o governador Gaguim “e ele me disse que uma liderança do PMDB o estava desestimulando”. A líder do governo também ressaltou a importância de unidade no partido.

Valtenis Lino

Outras personalidades do PMDB, como Valtenis Lino, prefeito de Santa Fé do Araguaia e presidente da ATM - Asssociação Tocantinense dos Municípios, ressaltaram a necessidade de se fazer alianças para o fortalecimento do partido no pleito deste ano. Lino não descartou aliança com nenhum partido, inclusivo com o PSDB do ex-governador Siqueira Campos. De acordo com o presidente da ATM, o nome de Gaguim é forte, “mas ele não tem tempo de trabalhar sua campanha”.