Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o Projeto Cerrado Vivo será lançado no dia 11 de março, às 11h, em Goianésia (GO). Na ocasião, será entregue à Associação dos Trabalhadores Rurais da Fazenda Itajaí 01, que executa o projeto, uma patrulha agrícola composta por trator de médio porte e implementos.

O projeto é resultado da mobilização das famílias do Assentamento Presente de Deus para a criação de uma rede de gestão de recursos hídricos nos assentamentos de reforma agrária existentes na região do Vale de São Patrício.

Com duração de dois anos, o Projeto Cerrado Vivo beneficia diretamente as 75 famílias assentadas na região. As ações tiveram início com o diagnóstico sócio-ambiental participativo e implantação de sistemas agrossilvipastoril, com uso integrado de áreas rurais com cultivo de lavoura, pastagem e árvores.

O projeto prevê a recuperação do rio do Peixe, de nascentes e de córregos, por meio de isolamento, e plantio de 115 mil mudas de cerca de 54 espécies nativas do cerrado. Também está prevista a implantação de sistemas agroflorestais e da tecnologia social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). As famílias assentadas passarão a ter acesso à água com o uso de cisternas de captação de águas da chuva e banheiros compostáveis.

Serão desenvolvidas, ainda, ações de educação ambiental para capacitação de jovens e adultos, voltadas à gestão de recursos hídricos, práticas agroecológias, permacultura (ecossistemas sustentáveis) e preservação do Bioma Cerrado.

Estarão presentes ao evento de lançamento do projeto representantes da Petrobras e de parceiros, como Prefeitura de Goianésia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ibama, Instituto Federal Goiano, Território do Vale do São Patrício, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), Incra, Sebrae, Associação Gente do Cerrado e MDA, além de autoridades locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa Petrobras