Nesta terça-feira, dia 16, os técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro) e de outras entidades tocantinenses, viajam para a cidade de Goianésia/GO, para conhecerem o maior polo de produção de seringueira do Centro-oeste do País, com áreas bem distribuídas e alta produtividade tecnológica. A visita técnica, que seguirá até quinta-feira, dia 18, faz parte de um convênio entre a Seagro e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), direcionado para a capacitação de técnicos e heveicultores.
A primeira visita do convênio, que deve acontecer nas propriedades do Grupo Rede Supermercado Brasil, contará com a participação de20 técnicos representando a Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e a Universidade Católica. Outros encontros serão marcados com foco na capacitação dos produtores.
Além de preparar os técnicos para a realização e o atendimento de novos projetos relacionados ao cultivo das seringueiras, a visita técnica também deve trazer mais conhecimento relacionado principalmente à utilização de novas tecnologias para esta produção. Durante a ocasião devem ser ressaltados temas como manejo nas áreas de sangria e de plantio, a irrigação adequada, além de tratos culturais na fase inicial da seringueira.
O coordenador de Florestas Plantadas e Biomasa da Seagro, Antônio Cássio, falou sobre a importância da realização de capacitações relacionadas ao cultivo de seringueiras no Estado. “Essa missão tem como objetivo capacitar técnicos no cultivo da seringueira, para que estes possam ser difusores de tecnologias, contribuindo ainda, para o fortalecimento da silvicultura no Tocantins”, destaca Cássio.
Dados
O Tocantins, segundo estudos preliminares de 2013, tem uma área de 6.825 há plantados com seringueira. Em 2011, a área plantada era de 1.840 hectares no Estado. Os números refletem um crescimento de 270% em dois anos. (Ascom Seagro)