Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elias Oliveira

O governo do Estado fechou, nesta terça-feira, 16, um acordo com o Sintet - Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Tocantins e com isso colocou fim à greve dos professores, que já durava oito dias. Assim, as aulas deverão recomeçar nesta quarta-feira, 17, em todas as escolas do Estado.

De acordo com a nova proposta, serão concedidos 16,71% de aumento em abril e 2% em maio que, somados aos 5% concedidos em outubro, totaliza um percentual de 25% de reajuste, conforme a categoria reivindicava.

Para o governador Carlos Henrique Gaguim, o resultado da negociação demonstra o esforço do Estado em atender a reivindicação dos professores da rede pública estadual de ensino. “Garantimos um aumento real no salário dos professores, mas respeitando a capacidade de pagamento do Estado”, explicou Gaguim.

Já o presidente do Sintet, José Roque Santiago, disse que o fim da greve foi o resultado natural das negociações. “A proposta oferecida pelo governo chegou aos percentuais que a categoria estava buscando, por isso decidimos pelo fim da greve”, garantiu Santiago.

Um calendário de reposição será elaborado pelas Diretorias Regionais de Ensino para que os alunos tenham garantia da continuidade do ensino. A expectativa é que sejam abonadas as faltas dos professores, mas em contrapartida deverão ser repostas todas as aulas perdidas.

Fonte: Ascom Seduc