Em Aguiarnópolis, o governador Carlos Henrique Gaguim deu partida, nesta sábado, 20, no trator que vai realizar os serviços emergenciais de tapa-buraco, limpeza de lotes e recuperação de estradas vicinais, como parte das ações levadas ao Bico do Papagaio no âmbito da Caravana Acelera Tocantins. Em toda a região, 175 máquinas estão trabalhando, simultaneamente, nos 27 municípios, compondo a chamada “Patrulha Força Tarefa”, que tem como objetivo primeiro atuar no combate à dengue e aos caramujos, além de melhorar as condições de vida e trabalho do homem do campo.
Em poucas palavras, o prefeito da Aguiarnópolis, José Rubens Cabral, sintetizou a importância dos serviços de limpeza urbana e patrolamento das estradas rurais. “É uma ação essencial, que o município, sem o apoio do Governo, não tem qualquer condição de realizar”, considerou. Além de atuar na prevenção às doenças, a ação beneficia Aguiarnópolis, que é um município de economia essencialmente agrícola, sustentada pela produção de gado e de culturas como milho, arroz e feijão.
As 175 máquinas que estão atuando na região do Bico do Papagaio compreendem pás mecânicas, tratores de esteira, patrol e caminhões. “Estamos aqui com as máquinas do Dertins reduzindo o risco de doenças, acabando com os atoleiros, e isso não é promessa, é trabalho”, disse o governador Carlos Gaguim.
Mais benefícios
Em Aguiarnópolis, além de acionar as máquinas da “Patrulha Força Tarefa”, o governador levou, por meio da assinatura de convênios, vários benefícios à cidade: iluminação e construção de arquibancadas em campo de futebol, construção de Clínica da Mulher, ambulância e instalação de escolinha de iniciação esportiva, além de firmar convênio para a execução, em parceria entre Governo e prefeitura, do programa Pioneiros Mirins. Segundo o prefeito, são benefícios “de igual importância para a cidade”.
A terceira edição da Caravana Acelera Tocantins, que percorre todo a região do Bico do Papagaio, teve início na última quinta-feira, 18, e prossegue até domingo, 21, beneficiando 27 cidades. Antes, a caravana já passou pelas regiões Sudeste e Sul do Estado.