Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Por onde tem passado a Caravana Acelera Tocantins, a maioria dos prefeitos destaca o apoio do Governo do Estado e as obras garantidas como um auxílio essencial para que seja superada a crise pela qual passam as prefeituras – crise esta gerada pela redução nas trasferências de recursos federais para os municípios desde 2009. Em Praia Norte, 6ª cidade no itinerário da caravana, na sexta-feira, 19, não foi diferente. Em público, o prefeito Gilmar Alves destacou a importância dos convênios fimados com o Governo, trazendo benefícios para a cidade em diversas áreas.

“O Acelera vem em boa hora, porque os municípios estão à beira da falência, sem capacidade de investimento e sem condições de empreender qualquer obra”, disse Gilmar Alves. Para a cidade, a Caravana AceleraTocantins garantiu a construção de um posto de saúde, da Clínica da Mulher e de um centro de eventos públicos, a instalação de uma escolinha de iniciação esportiva, a pavimentação de 12 mil metros quadrados de ruas, uma ambulância, um microônibus escolar e a cessão de equipamentos de informática. Também foi asinado convênio para a entrega de um caminhão à Associação Beneficente Nossa Senhora do Carmo.

Em discurso, o governador Carlos Gaguim destacou a importância da atenção do Governo às pequenas cidades, como forma de gerar oportunidades e profissionalizar, em especial, os jovens. “Poucos médicos, poucos engenheiros, querem migrar para o interior. São os jovens das próprias cidades que têm que estudar para ocupar estes espaços”, considerou o governador.

Realidade

Nesta terceira edição da Caravana Acelera Tocantins, o governador tem tido um contato direto com o dia a dia da população dos municípios da região do Bico do Papagaio, seja ao conhecer as condições de cada trecho rodoviário que liga as cidades – só nesta sexta-feira ele percorreu 170 km de estradas -, seja ao receber as reivindicações dos prefeitos ou ao manter contato com as pessoas de cada cidade.

Em Praia Norte, Carlos Gaguim disse que quer percorrer cada cidade. “O governador tem que andar pelos municípios, conhecer de perto as condições das rodovias, ouvir os prefeitos e o povo”, considerou.

No Bico do Papagaio, a Caravana vai percorrer 27 cidades, entre quinta-feira, 18, e domingo, 21. Antes, mais de 40 cidades das regiões Sudeste e Sul do Estado foram o itinerário da primeira e da segunda edição da ação.

Nesta sexta-feira, segundo dia no Bico do Papagaio, acompanharam a Caravana os deputados federais Osvaldo Reis e Laurez Moreira e os deputados estaduais Júnior Coimbra, Manoel Queiroz, Iderval Silva, Amélio Cayres e Pedro Lima, além de secretários de Estado e presidentes de autarquias.

Fonte: Secom