Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A inserção do Tocantins no mercado Chinês é tema do seminário que acontece nesta quinta-feira, 8, até às 18 horas, no auditório da Assembleia Legislativa. A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins (SIG/TO) Sérgio Tavares, que na ocasião representou a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), um dos parceiros do evento.

Iniciativa do governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Indústria e Comércio, o evento promete ser uma das primeiras ações com o objetivo de informar e capacitar o empresariado tocantinense para assim estimular sua inserção no mercado internacional, é o que promete o secretário da Indústria e Comércio, João Telmo Valduga. “As exportações estão crescendo em ritmo acelerado no nosso estado, principalmente na área da carne, mas pretendemos crescer também em outras áreas, e com produtos já manufaturados. Hoje nos direcionamos para o mercado chinês por ser o maior consumidor do mundo, mas podemos exportar para outros países se produzirmos com a qualidade necessária”.

No total, o Brasil exporta o equivalente a 2% do que importa da China e atualmente o setor com mais destaque é o do agronegócio. Mas, o cenário promete mudar, prova disto é a instalação de empresas da área tecnológica e até óptico, que importam da China para produzir no Tocantins e distribuir seus produtos para todo o Brasil.

“Através do acompanhamento da Associação Brasileira das Indústrias Gráficas, vimos dados estatísticos que o Brasil tem se comportado ativamente na questão de exportação de um modo geral, hoje já exportamos produtos impressos para a China e a tendência é só crescer”, afirma Sério Tavares, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado.

Como medida de intercâmbio comercial e busca de novos investimentos para o estado, o governo do Tocantins parte no próximo dia 14 para a China, com empresários de vários segmentos. Roberto Pires, presidente da FIETO, integrará a comitiva.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto